RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Corpo docente e corpo bebê: um olhar para a produção acadêmica

Mostrar registro simples

Autor Santos, Patrícia dos;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Corpo docente e corpo bebê: um olhar para a produção acadêmica;
Resumo A presente Dissertação tem por objetivo mapear e analisar quais discursos estão sendo produzidos nas publicações acadêmicas, no período compreendido entre 2010 à 2022, referentes ao corpo dos bebês e ao corpo das docentes que atuam na Educação Infantil. Nesse sentido, essa pesquisa percorre a concepção de corpo desde a antiguidade até o contemporâneo, observando as rupturas e continuidades que expõem transformações significativas nos modos de pensar o corpo no ocidente. Do mesmo modo, também discute a constituição histórica da Educação Infantil e sua relação com a construção dos modos de subjetivação docentes, tendo em consideração a relação entre o corpo dos bebês e o corpo das profissionais como um eixo fundamental da discussão. Para tanto, essa Dissertação de Mestrado propõe uma metodologia inspirada na análise de discurso foucaultiana, como um modo de olhar para tais discursos. A partir desta investigação, emergem duas dimensões de análises, sendo que a primeira diz respeito ao intrincado conceito de corpo presente nas obras selecionadas e as indicações de uma persistente dicotomia entre corpo e mente, marcando, ainda, um corpo exausto das professoras. Na segunda dimensão de análise problematiza-se o conceito de cuidado e cuidado de si para se pensar o corpo, trazendo os modos de subjetivação e as práticas de liberdade para pensar possibilidade de modos de vida outros em se tratando da docência com bebês. Entende-se, portanto, que o cuidado de si, a partir dos estudos foucaultianos, pode romper radicalmente com qualquer forma de dicotomia, quando irá pensar que uma das dimensões importantes dessa prática de relação consigo mesmo é justamente a criação de um corpo, entendido como um modo de vida.;
Abstract The present Dissertation aims to map and analyze the discourses being produced in academic publications, between the years 2010 and 2022, regarding the relationship between the bodies of infants and the bodies of the teaching staff working in Early Childhood Education. In this sense, this research traces the conception of the body from antiquity to the contemporary, observing the ruptures and continuities that reveal significant transformations in the ways of thinking about the body in the Western context. Likewise, it also discusses the historical constitution of Early Childhood Education and its relationship with the construction of teaching subjectivities, taking into consideration the relationship between the bodies of infants and the bodies of professionals as a fundamental axis of the discussion. Therefore, this Master's Dissertation proposes a methodology inspired by Foucauldian discourse analysis as a way of looking at such discourses. From this investigation, two dimensions of analysis emerge. The first concerns the intricate concept of the body present in the selected works and the indications of a persistent dichotomy between body and mind, still marking the exhausted bodies of the teachers. In the second dimension of analysis, the concept of care and self-care is problematized in order to think about the body, bringing forth the modes of subjectivation and practices of freedom to consider the possibility of alternative ways of life in relation to teaching with infants. It is understood, therefore, that self-care, based on Foucauldian studies, can radically break with any form of dichotomy, as it will consider that one of the important dimensions of this practice of relating to oneself is precisely the creation of a body, understood as a way of life.;
Palavras-chave Corpo; Docência; Bebês; Educação infantil; Cuidado de si; Body; Teaching; Infants; Early childhood education; Self-care;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-11-06;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12889;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística