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O que o rio me ensinou?: narrativas das crianças ribeirinhas da Vila de Ponta Negra - Marajó/PA

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Autor Fazzi, Alciléa de Souza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1397783479953328;
Orientador Fochi, Paulo Sergio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4284708571035688;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O que o rio me ensinou?: narrativas das crianças ribeirinhas da Vila de Ponta Negra - Marajó/PA;
Resumo A presente pesquisa visa compreender a relação das crianças ribeirinhas marajoaras da Vila de Ponta Negra - Marajó/PA com o seu meio circundante a partir de suas percepções, narrativas e vozes e dos saberes advindos desta relação. Para o percurso investigativo, mergulhei nas vivências das crianças ribeirinhas, por meio das experiências com o rio, dos saberes ancestrais, do vocabulário, das brincadeiras, do imaginário, das lendas e dos mitos, pois, inserida no contexto da pesquisa com crianças, entendo que elas são importantes fontes de diálogo com esse universo. Desta forma, levantei a seguinte questão-problema: como as crianças ribeirinhas da Vila de Ponta Negra - Marajó/PA percebem e se relacionam com o lugar onde moram? Para responder a este questionamento: analisei as narrativas das crianças ribeirinhas acerca dos saberes que emergem de sua relação com o rio e a floresta; e identifiquei os sentidos e significados das vivências culturais para elas. Para tanto, utilizei duas categorias de análise: Viver as margens dos rios e Brincar as margens; que foram divididas em subcategorias, sendo elas: as regras do rio; os saberes ancestrais; as palavras que brotam do rio; as brincadeiras submersas; o imaginário, as lendas e mistérios. Este estudo adotou a abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa com crianças. Os participantes da pesquisa foram dez crianças, entre quatro e cinco anos, que, por meio de suas vozes, desenhos e fotografias, deram visibilidade às crianças ribeirinhas da Vila de Ponta Negra - Marajó/PA. Para a interpretação dos dados, utilizei o método da triangulação que, por meio das narrativas das crianças ribeirinhas, foi possível identificar diferentes saberes que emergem da experiência intrínseca com o rio e a floresta. As narrativas das crianças trazem ensinamentos de que é necessária, para os tempos atuais, a prática de novas pedagogias de saberes. Pedagogias que ajudem a criar em nós e no outro o compromisso, como os dos ribeirinhos, de cuidar da nossa casa comum, o planeta que habitamos, olhando com mais força para as experiências dos nossos ancestrais, dos nossos povos originários, como o povo ribeirinho.;
Abstract This research aims to understand the relationship between the Marajoara riverbank children of Vila de Ponta Negra - Marajó/PA and their surroundings, based on their perceptions, narratives and voices and the knowledge that comes from this relationship. For my research, I immersed myself in the experiences of the riverside children, through their experiences with the river, their ancestral knowledge, their vocabulary, their games, their imagery, their legends and myths, because, within the context of research with children, I understand that they are important sources of dialog with this universe. I therefore raised the following problem question: how do the riverside children of Vila de Ponta Negra - Marajó/PA perceive and relate to the place where they live? To answer this question, I analyzed the narratives of the riverside children about the knowledge that emerges from their relationship with the river and the forest; and I identified the senses and meanings of cultural experiences for them. This study adopted a qualitative approach, with an emphasis on research with children. The research participants were ten children, aged between four and five, who, through their voices, drawings and photographs, gave visibility to the riverine communities of Vila de Ponta Negra - Marajó/PA. To interpret the data, I used the triangulation method which, through the narratives of the riverside children, identified different types of knowledge that emerge from the intrinsic experience with the river and the forest, which are experienced and shared collectively.;
Palavras-chave Crianças ribeirinhas; Pesquisa com crianças; Identidade cultural; Saberes; Narrativa; Riverside children; Research with children; Cultural identity; Knowledge; Narrative;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-11-07;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12886;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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