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Feminismo e produção de conhecimentos em educação: uma análise da produção acadêmica nos Grupos de Trabalho da ANPEd (2011-2021)

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Autor Lodi, Leonardo Camargo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6546810583692993;
Orientador Bilhão, Isabel Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9411371632646979;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Feminismo e produção de conhecimentos em educação: uma análise da produção acadêmica nos Grupos de Trabalho da ANPEd (2011-2021);
Resumo A pesquisa apresenta uma análise da construção de conhecimento acerca da temática do feminismo no âmbito da educação. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a construção do conhecimento com base nas produções dos GTs 03, 06, 21 e 23 da ANPED nacional, apresentando um mapeamento de correntes, conceitos e metodologias feministas acerca da temática do feminismo no âmbito da educação, no período de 2011 a 2021. O estudo se caracteriza como descritivo-exploratório, com uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, do tipo estado do conhecimento (ENS; ROMANOWSKI, 2006). Utilizou-se o estado do conhecimento e o software N-Vivo para a realização das análises. Os resultados apontam para possibilidades de rupturas das condições sociais que foram construídas acerca das relações de gênero; os estudos analisados evidenciem a pluralidade de experiências latino-americanas vistas à produção de conhecimento cientifico de e sobre mulheres; observa-se a importância das atuações de mulheres em práticas educativas em distintos âmbitos acadêmicos que promovam a sua inserção e a sua permanência. Verificou-se que a construção de conhecimentos no âmbito da educação, nos trabalhos apresentados na ANPED, indica a necessidade de pensar em estratégias de base, que busquem a formação cidadã, a qual deve perceber, conhecer e transformar as heranças das relações de gênero, promovendo o processo de participação, inserção, presença e permanência de meninas e mulheres em espaços ocupados, majoritariamente, por homens, torne-se um movimento permanente. Assim, enquanto não formos todos feministas, homens e mulheres, e juntos desenvolvermos uma práxis de compreensão e respeito mútuo, vai ser muito difícil, no Brasil e no mundo, se chegar ao ponto de efetivamente sermos humanos e igualitários.;
Abstract The research presents an analysis of the construction of knowledge about the theme of feminism in the field of education. The general objective of the research was to analyze the construction of knowledge based on the productions of GTs 03, 06, 21 and 23 of the national ANPED, presenting a mapping of feminist currents, concepts and methodologies about the theme of feminism in the field of education, in the period from 2011 to 2021. The study is characterized as descriptive-exploratory, with a qualitative approach of a bibliographical nature, of the state of knowledge type. The state of knowledge and the N-Vivo software were used to carry out the analyses. The results point to possibilities of breaking the social conditions that were built around gender relations; the analyzed studies evidence the plurality of Latin American experiences regarding the production of scientific knowledge by and about women; the importance of women's actions in educational practices in different academic areas that promote their insertion and permanence is observed. It was found that the construction of knowledge in the field of education, in the works presented at ANPED, indicates the need to think about basic strategies, which seek citizen training, that must perceive, know and transform the inheritance of gender relations, promoting the process of participation, insertion, presence and permanence of girls and women in sectors occupied mainly by men, become a permanent movement. Thus, while we are not all feminists, men and women, and together we develop a practice of understanding and mutual respect, it will be very difficult, in Brazil and in the world, to reach the point of effectively being human and egalitarian.; La investigación presenta un análisis de la construcción del conocimiento sobre el tema del feminismo en el campo de la educación. El objetivo general de la investigación fue analizar la construcción del conocimiento a partir de las producciones de los GT 03, 06, 21 y 23 de la ANPEd nacional, presentando un mapeo de corrientes, conceptos y metodologías feministas sobre la temática del feminismo en el campo de la educación, en el período de 2011 a 2021. El estudio se caracteriza como descriptivo-exploratorio, con abordaje cualitativo de carácter bibliográfico, del tipo estado del conocimiento. Para la realización de los análisis se utilizó el estado del conocimiento y el software N-Vivo. Los resultados apuntan posibilidades de ruptura de las condiciones sociales que se construyeron en torno a las relaciones de género; los estudios analizados evidencian la pluralidad de experiencias latinoamericanas en torno a la producción de conocimiento científico por y sobre las mujeres; se observa la importancia del accionar de las mujeres en las prácticas educativas en las diferentes áreas académicas que promuevan su inserción y permanencia. Se constató que la construcción del conocimiento en el campo de la educación, en los trabajos presentados en la ANPEd, indica la necesidad de pensar estrategias básicas, que busquen la formación ciudadana, que debe percibir, conocer y transformar la herencia de las relaciones de género, promoviendo la proceso de participación, inserción, presencia y permanencia de niñas y mujeres en espacios ocupados mayoritariamente por hombres, se convierta en un movimiento permanente. Así, mientras no todos seamos feministas, hombres y mujeres, y juntos desarrollemos una práctica de comprensión y respeto mutuo, será muy difícil, en Brasil y en el mundo, llegar al punto de ser efectivamente humanos e igualitarios.;
Palavras-chave Produção de conhecimento; Feminismo; Educação; ANPED; N-Vivo; Knowledge production; Feminism; Education; Producción de conocimiento; Educación;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-03-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12617;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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