Autor |
Cruz, Érica de Sousa Cunha; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1411819848372441; |
Orientador |
Gadea Castro, Carlos Alfredo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2303230429484169; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Permanência e evasão de estudantes do ensino superior: análise dos fatores determinantes na Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí - MG; |
Resumo |
Partindo de estudos existentes acerca do contexto socioeconômico que envolve o ensino superior no Brasil, as políticas públicas que tentam democratizar o acesso a esse nível de ensino e os problemas que ele enfrenta, especialmente a evasão, a presente pesquisa buscou identificar e analisar os fatores dificultadores da permanência no ensino e determinantes da evasão, levantados a partir de dados secundários e da perspectiva dos estudantes evadidos, tomando por base populacional alunos evadidos de uma instituição de ensino superior privada de modalidade presencial, situada no município de Unaí, estado de Minas Gerais. Considerando os dados e informações levantados acerca da temática, é provável que os fatores determinantes da evasão no ensino superior no município de Unaí-MG estejam relacionados a questões de caráter financeiro, no entanto, para confirmar tal proposição foi realizado um estudo sistemático sobre o contexto do ensino superior local e as informações coletadas juntos aos alunos evadidos dessa localidade. Elegeu-se para o desenvolvimento da pesquisa, a utilização do método de estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa, tendo em vista as
características da população sujeito da pesquisa, a quantidade e natureza das
informações. As constatações sobressaídas deste estudo servirão à elaboração de
políticas e estratégias de gestão voltadas a minimização das dificuldades enfrentadas
pelos estudantes no prosseguimento e conclusão dos estudos, refletindo assim numa
redução da evasão no ensino superior.; |
Abstract |
Starting from existing studies about the socioeconomic context that involves higher education in Brazil, the public policies that try to democratize access to this level of
education and the problems it faces, especially dropout, this research sought to identify
and analyze the hindering factors permanence in teaching and dropout determinants,
collected from secondary data and the perspective of dropped out students, based on
dropout students from a private higher education institution of face-to-face modality,
located in the municipality of Unaí, state of Minas Gerais. Considering the data and
information collected on the subject, it is likely that the determining factors of evasion in higher education in the municipality of Unaí-MG are related to financial issues, however, to confirm this proposition, a systematic study was carried out about the context of local higher education and the information collected together with students who dropped out of that location. For the development of the research, the use of the descriptive cross-sectional study method with a quantitative approach was chosen, in view of the characteristics of the population object of the research, the amount and nature of the information. The findings highlighted in this study will serve to develop policies and management strategies aimed at minimizing the difficulties faced by students in continuing and completing their studies, thus reflecting a reduction in evasion in higher education.; |
Palavras-chave |
Ensino superior; Evasão; Fatores determinantes; Higher education; Evasion; Determining factors; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-04-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12593; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; |