Resumo:
Partindo de estudos existentes acerca do contexto socioeconômico que envolve o ensino superior no Brasil, as políticas públicas que tentam democratizar o acesso a esse nível de ensino e os problemas que ele enfrenta, especialmente a evasão, a presente pesquisa buscou identificar e analisar os fatores dificultadores da permanência no ensino e determinantes da evasão, levantados a partir de dados secundários e da perspectiva dos estudantes evadidos, tomando por base populacional alunos evadidos de uma instituição de ensino superior privada de modalidade presencial, situada no município de Unaí, estado de Minas Gerais. Considerando os dados e informações levantados acerca da temática, é provável que os fatores determinantes da evasão no ensino superior no município de Unaí-MG estejam relacionados a questões de caráter financeiro, no entanto, para confirmar tal proposição foi realizado um estudo sistemático sobre o contexto do ensino superior local e as informações coletadas juntos aos alunos evadidos dessa localidade. Elegeu-se para o desenvolvimento da pesquisa, a utilização do método de estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa, tendo em vista as
características da população sujeito da pesquisa, a quantidade e natureza das
informações. As constatações sobressaídas deste estudo servirão à elaboração de
políticas e estratégias de gestão voltadas a minimização das dificuldades enfrentadas
pelos estudantes no prosseguimento e conclusão dos estudos, refletindo assim numa
redução da evasão no ensino superior.