RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Atividades esportivas no contexto escolar: influências na formação integral do estudante do maternal sob a perspectiva das famílias

Mostrar registro simples

Autor Castellões, Arthur Rodrigues do Amaral;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2516295865987515;
Orientador Almeida, Caroline Medeiros Martins de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2597529134963449;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Atividades esportivas no contexto escolar: influências na formação integral do estudante do maternal sob a perspectiva das famílias;
Resumo O esporte está presente em nossa sociedade se manifestando de diversas formas e em diferentes plataformas, existindo um contato dos indivíduos como praticantes, ou como espectadores. A relação entre família e escola é um assunto que sempre esteve presente no cotidiano das instituições de ensino, e até hoje provoca divergências quanto à forma de pensar e agir nos processos e projetos dos colégios. Neste sentido o objetivo da pesquisa foi identificar o nível de compreensão das famílias quanto ao potencial que as atividades esportivas possuem na formação integral dos estudantes do Maternal do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora MG, bem como outros ganhos que sua prática proporciona. No referencial teórico trouxemos discussões sobre a pedagogia do esporte, a relação família e escola, bem como a formação integral das crianças. O local de aplicação da pesquisa foi o Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora – MG, escola que faz parte da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e, por sua vez, é um instrumento apostólico da Companhia de Jesus. A população da pesquisa foi composta pelos 40 responsáveis dos estudantes das 2 turmas do Maternal III matriculados em 2021, dos quais 14 participaram. Foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem mista. A coleta dos dados com os participantes da pesquisa ocorreu através de um questionário disponibilizado para preenchimento online, e a análise dos dados foi feita relacionando os resultados obtidos através da estatística descritiva dos dados com as hipóteses levantadas na pesquisa, e nas questões abertas foi realizada a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram a importância que as práticas esportivas possuem na formação integral das crianças e que as famílias compreendem esse potencial do esporte nas vidas de seus filhos. Os respondentes apontaram a saúde, a socialização e a formação educacional como pontos importantes nas práticas de atividades esportivas para as crianças. Diante dos resultados, apresentamos uma proposta de intervenção que se baseia em algumas ações para ocorrer no ambiente escolar, com as famílias e os estudantes, durante o ano letivo e que estimulem o cuidado com a saúde, com a socialização e com a formação das crianças.;
Abstract Sports are present in our society manifesting themselves in lots of different ways and on different platforms, enabling contact between individuals as practitioners or as spectators. The relationship between family and school is a subject that has always been present in the daily life of educational institutions, and that still causes divergencies as to the way of thinking and acting about the processes and projects in schools. In this sense, the objective of this research was identifying the level of comprehension that families have about the potential that sport activities have on the integral formation of the students of the early preschool of Colégio dos Jesuítas in Juiz de Fora MG, as well as other benefits that this practice provides. As to the theoretical reference, we have brought up debates about the pedagogy of sports, the relationship between family and school, and the integral formation of children as well. The research’s place of application was the Colégio dos Jesuítas, from Juiz de Fora – MG, a school that is part of the Jesuit Education Network (RJE), which is, in turn, an apostolic instrument of the Society of Jesus. The research’s population was comprised of the 40 parents or legal guardians of the students from the 2 classes of the third year of preschool enrolled in 2021, from which 14 participated. The method of research used was explorative research with a mixed approach. The data gathering with the research’s participants was done through a online survey, and the data analysis was done by association of the results obtained via descriptive statistics of the data with the hypothesises raised in the research, and in regards to the open questions, content analysis was performed. The research results showed the importance that sport activities have in the integral formation of children, and that the families understand the potential that sports have in their life. The people interviewed pointed out health, socialization, and educational formation as key elements regarding the practice of sport activities for children. Based on the results, we presented an intervention proposition that is based on a few actions that should take place in the school environment during the school year, with both families and students, that encourages the attention towards the health, socialization, and formation of the children.;
Palavras-chave Esporte; Família; Escola e formação integral; Sports; Family; School and integral formation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-12-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12527;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística