Resumen:
O esporte está presente em nossa sociedade se manifestando de diversas formas e em diferentes plataformas, existindo um contato dos indivíduos como praticantes, ou como espectadores. A relação entre família e escola é um assunto que sempre esteve presente no cotidiano das instituições de ensino, e até hoje provoca divergências quanto à forma de pensar e agir nos processos e projetos dos colégios. Neste sentido o objetivo da pesquisa foi identificar o nível de compreensão das famílias quanto ao potencial que as atividades esportivas possuem na formação integral dos estudantes do Maternal do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora MG, bem como outros ganhos que sua prática proporciona. No referencial teórico trouxemos discussões sobre a pedagogia do esporte, a relação família e escola, bem como a formação integral das crianças. O local de aplicação da pesquisa foi o Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora – MG, escola que faz parte da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e, por sua vez, é um instrumento apostólico da Companhia de Jesus. A população da pesquisa foi composta pelos 40 responsáveis dos estudantes das 2 turmas do Maternal III matriculados em 2021, dos quais 14 participaram. Foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem mista. A coleta dos dados com os participantes da pesquisa ocorreu através de um questionário disponibilizado para preenchimento online, e a análise dos dados foi feita relacionando os resultados obtidos através da estatística descritiva dos dados com as hipóteses levantadas na pesquisa, e nas questões abertas foi realizada a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram a importância que as práticas esportivas possuem na formação integral das crianças e que as famílias compreendem esse potencial do esporte nas vidas de seus filhos. Os respondentes apontaram a saúde, a socialização e a formação educacional como pontos importantes nas práticas de atividades esportivas para as crianças. Diante dos resultados, apresentamos uma proposta de intervenção que se baseia em algumas ações para ocorrer no ambiente escolar, com as famílias e os estudantes, durante o ano letivo e que estimulem o cuidado com a saúde, com a socialização e com a formação das crianças.