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Entre as políticas públicas e a experiência escolar: o fenômeno da regulação no texto do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024

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Autor Ferreira, Verônica Ventorini;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6140495652772600;
Orientador Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Entre as políticas públicas e a experiência escolar: o fenômeno da regulação no texto do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024;
Resumo A tese desenvolvida está alicerçada em reflexões que coadunam o campo filosófico e pedagógico, ao abordar a dimensão da regulação presente no efeito das políticas públicas para a educação. Parte da apresentação de conceitos estratégicos para substanciar o raciocínio que se desenvolve ao longo do texto. A aproximação com a Hermenêutica Filosófica se dá a partir da reflexão sobre as dinâmicas do jogo, do círculo e do diálogo hermenêutico e a sua presença no campo da educação. A partir da noção de estrutura prévia de compreensão, abstraída do círculo hermenêutico, aparece a questão pelos fatores que antecedem a educação escolar, isto é, o que é previamente dado ao processo educativo e que, no entanto, é determinante para a aquisição do conhecimento. Dessa reflexão dois aspectos se apresentam de forma clara: o primeiro relacionado com dimensões particulares do humano e o segundo com referência a fatores próprios das circunstâncias escolares. O segundo aspecto fornece três fatores determinantes à experiência escolar: os fatores conjunturais; os fatores estruturais e os fatores humanos. Cada um desses fatores sofre a ação do fenômeno regulatório desencadeado pelas políticas públicas para a educação, impactando diretamente à experiência escolar e, por consequência, à aquisição do conhecimento. A proposta teórica desenvolvida foi aplicada sobre o Plano Nacional de Educação 2014-2024, possibilitando evidenciar a presença dos fatores determinantes para a experiência escolar no documento. Assim como deixa evidente a trama de discursos convergentes e divergentes que apresentam, através do escrito, a movimentação das ideias políticas vigentes. Por fim, desdobram-se caminhos possíveis para a continuidade do estudo.;
Abstract The thesis is based on reflections that combine the philosophical and pedagogical field when addressing the dimension of regulation present in the effect of public policies for education. It starts with the presentation of strategic concepts to substantiate the reasoning developed throughout the text. The approach to Philosophical Hermeneutics is based on reflection on the dynamics of the game, the circle and the hermeneutic dialogue and their presence in the field of education. From the notion of a previous structure of understanding, abstracted from the hermeneutic circle, the question arises about the factors that precede school education, what is previously given to the educational process and which, however, is crucial for the acquisition of knowledge. From this idea, two aspects are clearly presented: the first related to human dimensions and the second related to specific factors particular to school environment. The second aspect provides three determinant factors to the school experience: conjunctural factors; structural factors and human factors. Each of these factors is affected by the regulatory phenomenon triggered by public policies for education, directly impacting the school experience and, consequently, the knowledge acquisition. The theoretical proposal developed was applied to the National Education Plan 2014-2024, making it possible to highlight the presence of determining factors for the school experience in the document as well as making evident the web of convergent and divergent discourses that present, through writing, the movement of prevailing political ideas. Finally, possible ways to continue the study are shown.;
Palavras-chave Hermenêutica filosófica; Fatores estruturantes da experiência escolar; Regulação; Plano Nacional de Educação; Philosophical hermeneutics; Structural factors of the school experience; Regulation; National Education Plan;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-03-31;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12500;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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