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Educação bilíngue de inglês/português no estado de Mato Grosso: perspectivas no cenário atual

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Autor Santos, Jaqueline Gisele dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6212992106646501;
Orientador Abba, Maria Julieta;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2495306840732131;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação bilíngue de inglês/português no estado de Mato Grosso: perspectivas no cenário atual;
Resumo No contexto multilíngue da sociedade contemporânea, a educação bilíngue passou a ocupar um lugar de destaque nos estudos da linguística aplicada e nas normativas voltadas à oferta de uma educação de qualidade aos alunos. Diante dessa perspectiva, compreender como as mudanças têm ocorrido, considerando essa pluriversidade, levou ao objetivo principal desta pesquisa, que é analisar as perspectivas da educação bilíngue de inglês/português no estado de Mato Grosso no cenário atual. Esse objetivo visa responder às seguintes questões: quais são as perspectivas da educação bilíngue de inglês/português no estado de Mato Grosso na atualidade? Como essas perspectivas aparecem nos documentos e sites oficiais, assim como nos relatos de professores e gestores? Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, mediante o uso da revisão bibliográfica, da análise documental em documentos oficiais nacionais e estaduais e e da aplicação de questionários junto a professores e gestores de escolas públicas e privadas dos municípios mato-grossenses de Cuiabá e Várzea Grande. A partir desse processo, foram definidas cinco perspectivas de análise: conceitual, linguística e histórico-social, normativa, teórica e global para compreender como se encontra o processo da educação bilíngue no estado. E para compreender os principais conceitos abordados, buscou-se aporte em teóricos como Baker (2001), Pennycook (2007), Megale (2018; 2019), Cummins (2019), dentre outros, que auxiliaram na análise das principais concepções sobre educação bilíngue, multilinguismo, plurilinguismo, interculturalidade, cidadania global e internacionalização. Diante disso, os resultados apontaram que, no que se refere à existência de regulamentação específica para a promoção da educação bilíngue no estado de Mato Grosso, apesar das normativas vigentes, as instituições oficiais de controle, o acompanhamento e a divulgação das informações estão em descompasso, uma vez que a realidade encontrada aponta para a invisibilidade do estado, devido ao fato deste não figurar no mapa de locais com números significativos de escolas bilíngues públicas e privadas. Já quanto às concepções e percepções dos gestores e professores dessas instituições, foi possível verificar que estes necessitam de maior acesso à rede de informações e à atualização sobre o cenário educacional, no sentido voltado a obter maiores conhecimentos sobre essa modalidade de ensino e às regras já existentes para sua implementação e regularização. Isso porque, a partir das falas desses sujeitos, foi possível verificar o desconhecimento sobre como inserir efetivamente a prática bilingue no contexto educacional em que atuam. Assim, concluiu-se que a temática se mostrou de extrema relevância, sinalizando que, para a efetiva educação bilíngue nas escolas do estado de Mato Grosso, faz-se necessária a definição de políticas educacionais para a modalidade, subsidiando e inserindo o estado de forma efetiva (na prática e nos registros oficiais) no contexto da educação bilíngue de inglês/português.;
Abstract In the multilingual context of contemporary society, bilingual education has come to occupy a prominent place in applied linguistic studies and in the regulations aimed at offering quality education to students. Given this perspective, understanding how the changes have occurred, considering this pluriversity, led to the main objective of this research, which is to analyze the perspectives of English/Portuguese bilingual education in the state of Mato Grosso in the current scenario. This goal aims to answer the following questions: what are the perspectives of English/Portuguese bilingual education in the state of Mato Grosso today? How do these perspectives appear in official documents and websites, as well as in the reports of teachers and managers? To this end, we carried out a qualitative study, using a literature review, document analysis of state and national official documents, and the application of questionnaires to teachers and managers of public and private schools in the cities of Cuiabá and Várzea Grande, Mato Grosso. From this process, five perspectives of analysis were defined: conceptual, linguistic and historical-social, normative, theoretical and global to understand how the process of bilingual education is in the state. And to understand the main concepts addressed, we sought support from theorists such as Baker (2001), Pennycook (2007), Megale (2018; 2019), Cummins (2019), among others, who helped in the analysis of the main conceptions about bilingual education, multilingualism, plurilingualism, interculturality, global citizenship, and internationalization. Therefore, the results pointed out that, regarding the existence of specific regulations for the promotion of bilingual education in the state of Mato Grosso, despite the current regulations, the official control institutions, the monitoring and dissemination of information are in disharmony, since the reality found points to the invisibility of the state, due to the fact that it does not appear on the map of places with significant numbers of public and private bilingual schools. As for the conceptions and perceptions of the managers and teachers of these institutions, it was possible to verify that they need more access to the information network and to the updating on the educational scenario, in the sense of getting more knowledge about this teaching modality and the rules that already exist for its implementation and regularization. This is because, based on the statements of these subjects, it was possible to verify the lack of knowledge about how to effectively insert the bilingual practice in the educational context in which they work. Thus, it was concluded that the theme was extremely relevant, indicating that, for the effective bilingual education in the schools of the state of Mato Grosso, it is necessary to define educational policies for the modality, subsidizing and inserting the state effectively (in practice and in the official records) in the context of English/Portuguese bilingual education. .;
Palavras-chave Educação bilíngue de inglês/português; Mato Grosso; Interculturalidade; Internacionalização; Cidadania global; English/Portuguese bilingual education; Interculturality; Internationalization; Global citizenship;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-03-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12494;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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