Resumen:
No contexto multilíngue da sociedade contemporânea, a educação bilíngue passou a ocupar um lugar de destaque nos estudos da linguística aplicada e nas normativas voltadas à oferta de uma educação de qualidade aos alunos. Diante dessa perspectiva, compreender como as mudanças têm ocorrido, considerando essa pluriversidade, levou ao objetivo principal desta pesquisa, que é analisar as perspectivas da educação bilíngue de inglês/português no estado de Mato Grosso no cenário atual. Esse objetivo visa responder às seguintes questões: quais são as perspectivas da educação bilíngue de inglês/português no estado de Mato Grosso na atualidade? Como essas perspectivas aparecem nos documentos e sites oficiais, assim como nos relatos de professores e gestores? Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, mediante o uso da revisão
bibliográfica, da análise documental em documentos oficiais nacionais e estaduais e e da aplicação de questionários junto a professores e gestores de escolas públicas e privadas dos municípios mato-grossenses de Cuiabá e Várzea Grande. A partir desse processo, foram definidas cinco perspectivas de análise: conceitual, linguística e histórico-social, normativa, teórica e global para compreender como se encontra o processo da educação bilíngue no estado. E para compreender os principais conceitos abordados, buscou-se aporte em teóricos como Baker (2001), Pennycook (2007), Megale (2018; 2019), Cummins (2019), dentre outros, que auxiliaram na análise das principais concepções sobre educação bilíngue, multilinguismo, plurilinguismo, interculturalidade, cidadania
global e internacionalização. Diante disso, os resultados apontaram que, no que
se refere à existência de regulamentação específica para a promoção da educação bilíngue no estado de Mato Grosso, apesar das normativas vigentes, as instituições oficiais de controle, o acompanhamento e a divulgação das informações estão em descompasso, uma vez que a realidade encontrada aponta para a invisibilidade do estado, devido ao fato deste não figurar no mapa de locais com números significativos de escolas bilíngues públicas e privadas. Já quanto às concepções e percepções dos gestores e professores dessas instituições, foi possível verificar que estes necessitam de maior acesso à rede de informações e à atualização sobre o cenário educacional, no sentido voltado a obter maiores conhecimentos sobre essa modalidade de ensino e às regras já existentes para sua implementação e regularização. Isso porque, a partir das
falas desses sujeitos, foi possível verificar o desconhecimento sobre como inserir efetivamente a prática bilingue no contexto educacional em que atuam. Assim, concluiu-se que a temática se mostrou de extrema relevância, sinalizando que, para a efetiva educação bilíngue nas escolas do estado de Mato Grosso, faz-se necessária a definição de políticas educacionais para a modalidade, subsidiando e inserindo o estado de forma efetiva (na prática e nos registros oficiais) no contexto da educação bilíngue de inglês/português.