Resumo:
Esta tese tem como principal objetivo identificar, descrever e analisar os sentidos da docência, produzidos no contexto das produções acadêmicas sobre políticas educacionais, realizadas no estado do Maranhão e na região sul do Brasil, no período entre 2016 e 2020. Fundamentada nos campos teóricos dos Estudos em Docência e dos Estudos em Políticas Educacionais, em articulação com a perspectiva pós-estruturalista, desenvolveu-se uma metapesquisa, pesquisa sobre as pesquisas, operando com os conceitos de docência e linguagem para analisar um conjunto de produções acadêmicas realizadas no estado do Maranhão e na região sul do Brasil, de 2016 a 2020. Os/As principais autores/as que embasaram as análises são: Ball (2002; 2013; 2014); Biesta (2013; 2015); Dal’Igna (2014; 2017; 2023); Dal’Igna; Fabris (2015); Fabris; Dal’Igna (2013; 2017); Foucault (1995; 2003a; 2003b; 2007); Gatti (2001; 2007); Mainardes (2018; 2021); Tello; Mainardes (2015); Meyer (2014); Pimenta (2000; 2005); Roldão (2007); Silveira (2019); Veiga-Neto (2003; 2011; 2015; 2017). Ao articular objetivo, teorias e metodologia, mapearam-se três temas recorrentes nas produções acadêmicas: docência, BNCC e políticas educacionais, que foram utilizados para selecionar os documentos finais que compuseram o corpus empírico desta pesquisa. A tese sustentada é de que os sentidos da docência são construídos nas produções acadêmicas analisadas pelos processos de silenciamento e de naturalização sobre o que se entende por docência. Ao abordar a docência marcada por tendências advindas de políticas educacionais, tais como a BNCC, as produções acadêmicas acabam por reforçar um esmaecimento da docência.