RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Formação docente: reflexão para além da prática pedagógica

Mostrar registro simples

Autor Almeida, Maria Cristina Silva Pereira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4343242887218585;
Orientador Almeida, Caroline Medeiros Martins de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2597529134963449;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Formação docente: reflexão para além da prática pedagógica;
Resumo Considerando os grandes desafios que surgem no âmbito educacional contemporâneo, faz-se necessário oportunizar ao professor caminhos e suportes que propiciem avanços na sua atuação profissional, investimento na sua formação continuada, mas também no seu fortalecimento interior, condicionante para o bemestar frente à ação educativa, em prol da aprendizagem discente. Este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da reflexão para além da prática pedagógica, como recurso formativo para o professor, em busca do reconhecimento das suas potencialidades, nas dimensões emocional, pessoal e profissional, de forma contínua, orientando-o a novas posturas diante do seu fazer docente. Quanto ao procedimento, esta pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando, como instrumento de coleta de dados, o questionário aplicado junto a um grupo de professores e de gestores de uma instituição de ensino particular, localizada na cidade de Salvador, estado da Bahia. Para esta pesquisa, foi feito o levantamento de estudos publicados sobre o tema em foco, o qual dialoga com autores que tratam sobre o trabalho docente; os saberes e experiências do professor; o processo reflexivo e formação do professor; que discutem sobre a análise das experiências humanas - referências essenciais para o embasamento desta pesquisa. A análise dos dados coletados revela o interesse dos professores pela temática proposta, pois admitem a necessidade do fortalecimento emocional como caminho para a realização de uma prática pedagógica mais humana e segura, e reconhecem o processo de reflexão como recurso imprescindível para a realização e evolução deste fim. A partir do levantamento realizado, entendemos que, ao optar pela reflexão e análise para além da sua prática da sala de aula, voltando-se para olhar sobre si, o professor poderá favorecer um processo de reconhecimento, empoderamento e transformação do seu estar em sala de aula. O estudo apresenta, como proposta interventiva, o indicativo para a construção de uma proposta de formação docente, que pretende oferecer a este público um espaço de reflexão, de partilhas e de produção de proposições e intervenções positivas frente à missão do educar.;
Abstract Considering the great challenges that arise in the contemporary educational field, it is necessary to provide teachers with paths and supports that provide advances in their professional performance, investment in their continuing education, but also in their inner strengthening, conditioning for well-being in the face of educational action, in favor of student learning. The general objective of this study is to analyze the contribution of reflection beyond pedagogical practice, as a training resource for teachers, seeking to recognize their potential in the emotional, personal and professional dimensions, on a continuous basis, guiding them to new postures in front of his teaching work. As for the procedure, this research is exploratory, with a qualitative approach, using, as a data collection instrument, the questionnaire applied to a group of teachers and managers of a private teaching institution, located in the city of Salvador, state of Bahia . For this research, a survey of published studies on the topic in focus was carried out, which dialogues with authors who deal with teaching work; the teacher's knowledge and experiences; the reflective process and teacher training; that discuss the analysis of human experiences - essential references for the basis of this research. The analysis of the collected data reveals the teachers' interest in the proposed theme, as they admit the need for emotional strengthening as a way to carry out a more humane and safe pedagogical practice, and recognize the reflection process as an essential resource for the realization and evolution of this The end. From the survey carried out, we understand that, by opting for reflection and analysis beyond their classroom practice, turning to look at themselves, the teacher will be able to favor a process of recognition, empowerment and transformation of their being in the classroom. of class. The study presents, as an interventional proposal, the indication for the construction of a teacher training proposal, which intends to offer this public a space for reflection, sharing and production of propositions and positive interventions in the face of the mission of educating.;
Palavras-chave Prática reflexiva; Experiências; Empoderamento; Formação docente; Reflective practice; Experiences; Empowerment; Teaching training;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-11-30;
Agência de fomento Rede Jesuíta Unisinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12234;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística