metadataTrad.dc.contributor.author |
Almeida, Maria Cristina Silva Pereira; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/4343242887218585; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Almeida, Caroline Medeiros Martins de; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/2597529134963449; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Formação docente: reflexão para além da prática pedagógica; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Considerando os grandes desafios que surgem no âmbito educacional contemporâneo, faz-se necessário oportunizar ao professor caminhos e suportes que propiciem avanços na sua atuação profissional, investimento na sua formação continuada, mas também no seu fortalecimento interior, condicionante para o bemestar frente à ação educativa, em prol da aprendizagem discente. Este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da reflexão para além da prática pedagógica, como recurso formativo para o professor, em busca do reconhecimento das suas potencialidades, nas dimensões emocional, pessoal e profissional, de forma contínua, orientando-o a novas posturas diante do seu fazer docente. Quanto ao procedimento, esta pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando, como instrumento de coleta de dados, o questionário aplicado junto a um grupo de professores e de gestores de uma instituição de ensino particular, localizada na cidade de Salvador, estado da Bahia. Para esta pesquisa, foi feito o levantamento de estudos publicados sobre o tema em foco, o qual dialoga com autores que tratam sobre o trabalho docente; os saberes e experiências do professor; o processo reflexivo e formação do professor; que discutem sobre a análise das experiências humanas - referências essenciais para o embasamento desta pesquisa. A análise dos dados coletados revela o interesse dos professores pela temática proposta, pois admitem a necessidade do fortalecimento emocional como caminho para a realização de uma
prática pedagógica mais humana e segura, e reconhecem o processo de reflexão
como recurso imprescindível para a realização e evolução deste fim. A partir do
levantamento realizado, entendemos que, ao optar pela reflexão e análise para além
da sua prática da sala de aula, voltando-se para olhar sobre si, o professor poderá
favorecer um processo de reconhecimento, empoderamento e transformação do seu
estar em sala de aula. O estudo apresenta, como proposta interventiva, o indicativo
para a construção de uma proposta de formação docente, que pretende oferecer a
este público um espaço de reflexão, de partilhas e de produção de proposições e
intervenções positivas frente à missão do educar.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
Considering the great challenges that arise in the contemporary educational field, it is
necessary to provide teachers with paths and supports that provide advances in their
professional performance, investment in their continuing education, but also in their
inner strengthening, conditioning for well-being in the face of educational action, in
favor of student learning. The general objective of this study is to analyze the
contribution of reflection beyond pedagogical practice, as a training resource for
teachers, seeking to recognize their potential in the emotional, personal and
professional dimensions, on a continuous basis, guiding them to new postures in front
of his teaching work. As for the procedure, this research is exploratory, with a
qualitative approach, using, as a data collection instrument, the questionnaire applied
to a group of teachers and managers of a private teaching institution, located in the
city of Salvador, state of Bahia . For this research, a survey of published studies on the
topic in focus was carried out, which dialogues with authors who deal with teaching
work; the teacher's knowledge and experiences; the reflective process and teacher
training; that discuss the analysis of human experiences - essential references for the
basis of this research. The analysis of the collected data reveals the teachers' interest
in the proposed theme, as they admit the need for emotional strengthening as a way
to carry out a more humane and safe pedagogical practice, and recognize the reflection
process as an essential resource for the realization and evolution of this The end. From
the survey carried out, we understand that, by opting for reflection and analysis beyond
their classroom practice, turning to look at themselves, the teacher will be able to favor
a process of recognition, empowerment and transformation of their being in the
classroom. of class. The study presents, as an interventional proposal, the indication
for the construction of a teacher training proposal, which intends to offer this public a
space for reflection, sharing and production of propositions and positive interventions
in the face of the mission of educating.; |
metadataTrad.dc.subject |
Prática reflexiva; Experiências; Empoderamento; Formação docente; Reflective practice; Experiences; Empowerment; Teaching training; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2022-11-30; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Rede Jesuíta Unisinos; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12234; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |