Resumo:
Considerando os grandes desafios que surgem no âmbito educacional contemporâneo, faz-se necessário oportunizar ao professor caminhos e suportes que propiciem avanços na sua atuação profissional, investimento na sua formação continuada, mas também no seu fortalecimento interior, condicionante para o bemestar frente à ação educativa, em prol da aprendizagem discente. Este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da reflexão para além da prática pedagógica, como recurso formativo para o professor, em busca do reconhecimento das suas potencialidades, nas dimensões emocional, pessoal e profissional, de forma contínua, orientando-o a novas posturas diante do seu fazer docente. Quanto ao procedimento, esta pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando, como instrumento de coleta de dados, o questionário aplicado junto a um grupo de professores e de gestores de uma instituição de ensino particular, localizada na cidade de Salvador, estado da Bahia. Para esta pesquisa, foi feito o levantamento de estudos publicados sobre o tema em foco, o qual dialoga com autores que tratam sobre o trabalho docente; os saberes e experiências do professor; o processo reflexivo e formação do professor; que discutem sobre a análise das experiências humanas - referências essenciais para o embasamento desta pesquisa. A análise dos dados coletados revela o interesse dos professores pela temática proposta, pois admitem a necessidade do fortalecimento emocional como caminho para a realização de uma
prática pedagógica mais humana e segura, e reconhecem o processo de reflexão
como recurso imprescindível para a realização e evolução deste fim. A partir do
levantamento realizado, entendemos que, ao optar pela reflexão e análise para além
da sua prática da sala de aula, voltando-se para olhar sobre si, o professor poderá
favorecer um processo de reconhecimento, empoderamento e transformação do seu
estar em sala de aula. O estudo apresenta, como proposta interventiva, o indicativo
para a construção de uma proposta de formação docente, que pretende oferecer a
este público um espaço de reflexão, de partilhas e de produção de proposições e
intervenções positivas frente à missão do educar.