Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo construir, implantar e avaliar, coletivamente,
um plano de ensino bilíngue para o 4º ano do Ensino Fundamental I do Colégio
Medianeira baseado na abordagem CLIL e fundamentado nos princípios da formação
integral na perspectiva de formar cidadãos globais. O Colégio Medianeira, localizado
na cidade de Curitiba, faz parte da Rede Jesuíta de Educação e, desde 2019, está em
processo de implementação de um projeto bilíngue da Educação Infantil ao 9º ano do
Ensino Fundamental. Esta pesquisa buscou gerar conhecimento relevante para a
formação e práxis docente em educação bilíngue e educação para a cidadania global
em desenvolvimento na escola. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e,
para o procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa-ação. Para tanto, a
pesquisa foi realizada com um grupo de docentes composto por sete professoras do
4º ano do Ensino Fundamental I, sendo quatro professoras regentes e três professoras
de aulas especiais dos componentes curriculares de Língua Inglesa, Educação Física
e Arte. Foram necessários sete encontros com o grupo docente para a cocriação do
planejamento bilíngue integrado, o qual foi organizado para ser executado em duas
semanas de aulas. A temática abordada no planejamento foi sobre a conscientização
acerca da preservação ambiental e a elucidação de fatos históricos sobre a destruição
desenfreada do meio ambiente no período de colonização no estado do Paraná. A
fundamentação teórica desta pesquisa foi pautada na implementação de educação
bilíngue baseada na abordagem CLIL, educação para a cidadania global, gestão
escolar democrática e processo avaliativo. Com base nos dados coletados, conduziuse a construção de uma análise narrativa sobre o processo de cocriação e execução
do planejamento bilíngue integrado, que gerou reflexões e recomendações para o
aperfeiçoamento da práxis pedagógica. A investigação apontou a viabilidade de um
trabalho interdisciplinar por meio da criação colaborativa de um planejamento que
promova a aprendizagem da língua inglesa como meio para o conhecimento de outras
áreas, visando à formação de cidadãos globais.