metadataTrad.dc.contributor.author |
Macedo, Luiza Cristiane Ribeiro dos Santos; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/0758678343782800; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Jacobus, Artur Eugenio; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/3554354139881137; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
We are the voice of change: educação bilíngue no Ensino Fundamental I visando à formação de cidadãos globais; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo construir, implantar e avaliar, coletivamente,
um plano de ensino bilíngue para o 4º ano do Ensino Fundamental I do Colégio
Medianeira baseado na abordagem CLIL e fundamentado nos princípios da formação
integral na perspectiva de formar cidadãos globais. O Colégio Medianeira, localizado
na cidade de Curitiba, faz parte da Rede Jesuíta de Educação e, desde 2019, está em
processo de implementação de um projeto bilíngue da Educação Infantil ao 9º ano do
Ensino Fundamental. Esta pesquisa buscou gerar conhecimento relevante para a
formação e práxis docente em educação bilíngue e educação para a cidadania global
em desenvolvimento na escola. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e,
para o procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa-ação. Para tanto, a
pesquisa foi realizada com um grupo de docentes composto por sete professoras do
4º ano do Ensino Fundamental I, sendo quatro professoras regentes e três professoras
de aulas especiais dos componentes curriculares de Língua Inglesa, Educação Física
e Arte. Foram necessários sete encontros com o grupo docente para a cocriação do
planejamento bilíngue integrado, o qual foi organizado para ser executado em duas
semanas de aulas. A temática abordada no planejamento foi sobre a conscientização
acerca da preservação ambiental e a elucidação de fatos históricos sobre a destruição
desenfreada do meio ambiente no período de colonização no estado do Paraná. A
fundamentação teórica desta pesquisa foi pautada na implementação de educação
bilíngue baseada na abordagem CLIL, educação para a cidadania global, gestão
escolar democrática e processo avaliativo. Com base nos dados coletados, conduziuse a construção de uma análise narrativa sobre o processo de cocriação e execução
do planejamento bilíngue integrado, que gerou reflexões e recomendações para o
aperfeiçoamento da práxis pedagógica. A investigação apontou a viabilidade de um
trabalho interdisciplinar por meio da criação colaborativa de um planejamento que
promova a aprendizagem da língua inglesa como meio para o conhecimento de outras
áreas, visando à formação de cidadãos globais.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
This research aims to create, implant and evaluate collectively, a bilingual and
integrated lesson planning for the 4th grade of Elementary School at Medianeira School
also based on CLIL approach and underpinned on integral formation outlooking global
citizenship formation. Medianeira School is located in Curitiba City and is one of the
schools integrated to Rede Jesuíta de Educação (Jesuit Educational Network). Since
2019 Medianeira School has been implementing a bilingual education project from the
Kindergarten to the 9th grade of Elementary School. This work sought produce relevant
knowledge for teachers’ formation and teaching praxis in bilingual education and
education for global citizenship which are in development at the institution. The
methodology used was qualitative approach, and for the methodological procedure it
was chosen research-action. For this purpose, this research was applied with a group
of seven teachers from the 4th grade of Elementary School, therefore four were general
teachers and three were teachers of the special classes English, Physical Education
and Art. It was necessary seven meetings with the teachers’ group for creating a
bilingual integrated lesson planning, which was organized for being executed for two
weeks of classes. The topic explored on this lesson planning was focused on
developing consciousness about environmental preservation and enlarge clarification
of historical facts related to the unbridled environment devastation during the colonial
period in Paraná State. The theoretical foundation of this research is based on
implementation of bilingual education according to CLIL approach, education for global
citizenship, democratic school management and evaluative learning process. The data
collection leaded to a narrative analysis about the process of cocreating and execution
of this bilingual integrated lesson planning which resulted in reflections and
recommendations for teaching praxis improvement. The investigation indicated
viability of an interdisciplinary teaching-working through a collaborative creation of a
lesson planning that promotes English language learning as a way to acquire
knowledge from other areas and that seeks global citizenship formation.; |
metadataTrad.dc.subject |
Educação para a cidadania global; Educação bilíngue; Abordagem CLIL; Integração curricular; Gestão educacional; Education for global citizenship; Bilingual education; CLIL approach; Curricular integration; Educational management; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2022-12-02; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Rede Jesuíta de Educação; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12233; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |