RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

We are the voice of change: educação bilíngue no Ensino Fundamental I visando à formação de cidadãos globais

Mostrar registro simples

Autor Macedo, Luiza Cristiane Ribeiro dos Santos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0758678343782800;
Orientador Jacobus, Artur Eugenio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título We are the voice of change: educação bilíngue no Ensino Fundamental I visando à formação de cidadãos globais;
Resumo O presente trabalho tem como objetivo construir, implantar e avaliar, coletivamente, um plano de ensino bilíngue para o 4º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Medianeira baseado na abordagem CLIL e fundamentado nos princípios da formação integral na perspectiva de formar cidadãos globais. O Colégio Medianeira, localizado na cidade de Curitiba, faz parte da Rede Jesuíta de Educação e, desde 2019, está em processo de implementação de um projeto bilíngue da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa buscou gerar conhecimento relevante para a formação e práxis docente em educação bilíngue e educação para a cidadania global em desenvolvimento na escola. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e, para o procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa-ação. Para tanto, a pesquisa foi realizada com um grupo de docentes composto por sete professoras do 4º ano do Ensino Fundamental I, sendo quatro professoras regentes e três professoras de aulas especiais dos componentes curriculares de Língua Inglesa, Educação Física e Arte. Foram necessários sete encontros com o grupo docente para a cocriação do planejamento bilíngue integrado, o qual foi organizado para ser executado em duas semanas de aulas. A temática abordada no planejamento foi sobre a conscientização acerca da preservação ambiental e a elucidação de fatos históricos sobre a destruição desenfreada do meio ambiente no período de colonização no estado do Paraná. A fundamentação teórica desta pesquisa foi pautada na implementação de educação bilíngue baseada na abordagem CLIL, educação para a cidadania global, gestão escolar democrática e processo avaliativo. Com base nos dados coletados, conduziuse a construção de uma análise narrativa sobre o processo de cocriação e execução do planejamento bilíngue integrado, que gerou reflexões e recomendações para o aperfeiçoamento da práxis pedagógica. A investigação apontou a viabilidade de um trabalho interdisciplinar por meio da criação colaborativa de um planejamento que promova a aprendizagem da língua inglesa como meio para o conhecimento de outras áreas, visando à formação de cidadãos globais.;
Abstract This research aims to create, implant and evaluate collectively, a bilingual and integrated lesson planning for the 4th grade of Elementary School at Medianeira School also based on CLIL approach and underpinned on integral formation outlooking global citizenship formation. Medianeira School is located in Curitiba City and is one of the schools integrated to Rede Jesuíta de Educação (Jesuit Educational Network). Since 2019 Medianeira School has been implementing a bilingual education project from the Kindergarten to the 9th grade of Elementary School. This work sought produce relevant knowledge for teachers’ formation and teaching praxis in bilingual education and education for global citizenship which are in development at the institution. The methodology used was qualitative approach, and for the methodological procedure it was chosen research-action. For this purpose, this research was applied with a group of seven teachers from the 4th grade of Elementary School, therefore four were general teachers and three were teachers of the special classes English, Physical Education and Art. It was necessary seven meetings with the teachers’ group for creating a bilingual integrated lesson planning, which was organized for being executed for two weeks of classes. The topic explored on this lesson planning was focused on developing consciousness about environmental preservation and enlarge clarification of historical facts related to the unbridled environment devastation during the colonial period in Paraná State. The theoretical foundation of this research is based on implementation of bilingual education according to CLIL approach, education for global citizenship, democratic school management and evaluative learning process. The data collection leaded to a narrative analysis about the process of cocreating and execution of this bilingual integrated lesson planning which resulted in reflections and recommendations for teaching praxis improvement. The investigation indicated viability of an interdisciplinary teaching-working through a collaborative creation of a lesson planning that promotes English language learning as a way to acquire knowledge from other areas and that seeks global citizenship formation.;
Palavras-chave Educação para a cidadania global; Educação bilíngue; Abordagem CLIL; Integração curricular; Gestão educacional; Education for global citizenship; Bilingual education; CLIL approach; Curricular integration; Educational management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-12-02;
Agência de fomento Rede Jesuíta de Educação;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12233;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística