metadataTrad.dc.contributor.author |
Belloni, Maria Inês Bica; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/8665070340837205; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Santini, Fernando de Oliveira; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/5561111957141119; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Influência da educação corporativa no desempenho do colaborador: estudo de uma instituição financeira; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
A Educação Corporativa, cada vez mais, vem ganhando destaque nas organizações,
intermediando e facilitando processos de mudança, objetivando resultados eficientes
para os colaboradores e para a empresa. Este estudo buscou analisar a influência
das ações de Educação Corporativa no desempenho dos colaboradores de uma instituição financeira. Com relação à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se
como um estudo qualitativo a partir da utilização de entrevistas semiestruturadas. A
coleta de dados foi realizada em 2022. A análise de dados foi feita a partir da análise
de conteúdo, sendo que, para a obtenção dos resultados, foram estabelecidas nove
categorias. Pôde-se inferir, a partir dos resultados apontados na pesquisa, que as mudanças ocorridas e o conhecimento adquirido nos programas de formação
contribuíram para melhorar o desempenho dos colaboradores, entretanto, a prática
na função foi o fator determinante para consolidar o aprendizado; as ações de educação desenvolvidas junto aos programas de formação se refletiram em mudanças de comportamentos dos colaboradores, mas essas ações ainda precisam se voltar para o desenvolvimento de atitudes de mais engajamento e comprometimento, de forma a estimular, em cada colaborador, o senso de pertencimento na instituição; o desenvolvimento de novas competências técnicas e comportamentais foram fundamentais para os colaboradores; a mudança de mindset apareceu como fator essencial para transformar resultados pessoais e profissionais nos colaboradores; as ações de mentoria se evidenciaram como fundamentais para os colaboradores em período avaliativo. Desse modo, faz-se necessário voltar a atenção para repensar as ações de mentoria junto a todos os programas de formação. As trilhas de conhecimento prévio se evidenciaram como sugestão para futuras formações, uma vez que foi apontado como necessário que os colaboradores ingressem nos programas de formação já com um mínimo de conhecimento para a função específica.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
Corporate Education is increasingly gaining prominence in organizations, mediating
and facilitating change processes, aiming at efficient results for employees and the
company. This study sought to analyze the influence of Corporate Education actions
on the performance of employees of a financial institution. Regarding the
methodology, this research is characterized as a qualitative study based on the use
of semi-structured interviews. Data collection was carried out in 2022. Data analysis
was performed based on content analysis, and nine categories were established to
obtain the results. It could be inferred, from the results pointed out in the research,
that the changes that occurred and the knowledge acquired in the training programs
contributed to improve the performance of the employees, however, the practice in
the function was the determining factor to consolidate the learning; the education
actions developed along with the training programs were reflected in changes in the
behavior of employees, but these actions still need to focus on the development of
attitudes of more engagement and commitment, in order to stimulate, in each
employee, a sense of belonging to the institution; the development of new technical
and behavioral skills were fundamental for the employees; the change in mindset
appeared as an essential factor to transform personal and professional results in
employees; mentoring actions proved to be fundamental for employees in the
evaluation period. Thus, it is necessary to turn attention to rethinking mentoring
actions in all training programs. The prior knowledge trails proved to be a suggestion
for future training, since it was pointed out as necessary for employees need to enter
training programs already with a minimum of knowledge for the specific function.; |
metadataTrad.dc.subject |
Educação corporativa; Universidade corporativa; Desempenho do colaborador; Corporate education; Corporate university; Employee performance; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2022-10-27; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12192; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |