Resumo:
A Educação Corporativa, cada vez mais, vem ganhando destaque nas organizações,
intermediando e facilitando processos de mudança, objetivando resultados eficientes
para os colaboradores e para a empresa. Este estudo buscou analisar a influência
das ações de Educação Corporativa no desempenho dos colaboradores de uma instituição financeira. Com relação à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se
como um estudo qualitativo a partir da utilização de entrevistas semiestruturadas. A
coleta de dados foi realizada em 2022. A análise de dados foi feita a partir da análise
de conteúdo, sendo que, para a obtenção dos resultados, foram estabelecidas nove
categorias. Pôde-se inferir, a partir dos resultados apontados na pesquisa, que as mudanças ocorridas e o conhecimento adquirido nos programas de formação
contribuíram para melhorar o desempenho dos colaboradores, entretanto, a prática
na função foi o fator determinante para consolidar o aprendizado; as ações de educação desenvolvidas junto aos programas de formação se refletiram em mudanças de comportamentos dos colaboradores, mas essas ações ainda precisam se voltar para o desenvolvimento de atitudes de mais engajamento e comprometimento, de forma a estimular, em cada colaborador, o senso de pertencimento na instituição; o desenvolvimento de novas competências técnicas e comportamentais foram fundamentais para os colaboradores; a mudança de mindset apareceu como fator essencial para transformar resultados pessoais e profissionais nos colaboradores; as ações de mentoria se evidenciaram como fundamentais para os colaboradores em período avaliativo. Desse modo, faz-se necessário voltar a atenção para repensar as ações de mentoria junto a todos os programas de formação. As trilhas de conhecimento prévio se evidenciaram como sugestão para futuras formações, uma vez que foi apontado como necessário que os colaboradores ingressem nos programas de formação já com um mínimo de conhecimento para a função específica.