Autor |
Braga, Fernanda Bueno; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2588111475137591; |
Orientador |
Costa, Daianny Madalena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas: desafios e possibilidades; |
Resumo |
Esta pesquisa busca compreender os papéis do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas diante às dificuldades que surgem no processo educativo
dos estudantes com deficiência no Curso Técnico, modalidade integrado. Portanto,
tem como objetivo geral analisar os desafios e as possibilidades vivenciados pelo
Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no desenvolvimento de estratégias de gestão que visam à promoção do processo educativo no Curso Técnico de Informática para Internet na modalidade Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) - Câmpus Gravataí, localizado no Rio Grande do Sul, na cidade de Gravataí. Na revisão de literatura, apresenta-se uma análise de dissertações sobre a temática da inclusão, trazendo reflexões sobre o NAPNE, os desafios e as possibilidades que os seus membros encontram na gestão da organização e da atenção às necessidades educativas de estudantes com deficiência no Curso Técnico de Informática para Internet na modalidade integrada ao Ensino Médio, do IFSUL Câmpus Gravataí, a partir dessas produções acadêmicas. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, com três gestores e quatro membros do NAPNE e análise documental de legislações e documentos institucionais. A partir da análise dos dados coletados, chegou-se a compreensão dos desafios do NAPNE frente ao processo educativo dos estudantes com deficiência, que vão desde a falta de recursos financeiros e humanos, até a necessidade de formação dos servidores quanto à educação inclusiva, bem como as suas possibilidades das quais se destaca a perspectiva de um olhar inclusivo, favorecendo a construção de um processo educativo exitoso para esse grupo de estudantes. Foi elaborado uma sugestão de formação continuada, como proposta de intervenção pedagógica, a partir da análise dos dados coletados, desse modo fazendo com que a pesquisa tenha uma contribuição mais significativa para o Câmpus Gravataí.; |
Abstract |
This research seeks to understand the roles of the Center for Support to People with
Specific Needs in face of the difficulties that arise in the educational process of
students with disabilities in the Technical Course, integrated modality. Therefore, the
general objective is to analyze the challenges and possibilities experienced by the
Center for Support to People with Specific Needs (NAPNE) in the development of
management strategies aimed at promoting the educational process in the Technical
Course of Internet Computing in Integrated mode of the Federal Institute of Education,
Science and Technology Sul-rio-grandense (IFSUL) - Gravataí Campus, located in Rio
Grande do Sul, in the city of Gravataí. In the literature review, an analysis of
dissertations on the theme of inclusion is presented, bringing reflections on the
NAPNE, the challenges and possibilities that its members encounter in managing the
organization and the attention to the educational needs of students with disabilities in
the Technical Course of Computer Science for Internet in integrated mode to High
School, IFSUL Câmpus Gravataí, from these academic productions. The research
approach is qualitative and the instruments used were semi-structured interviews with
three managers and four members of NAPNE and documentary analysis of legislation
and institutional documents. From the analysis of the data collected, it was possible to
understand the challenges of NAPNE facing the educational process of students with
disabilities, ranging from the lack of financial and human resources, to the need for
training of servers regarding inclusive education, as well as its possibilities of which
stands out the perspective of an inclusive look, favoring the construction of a
successful educational process for this group of students. A suggestion was made for
continued education, as a proposal for pedagogical intervention, based on the analysis
of the data collected, thus making the research have a more significant contribution to
the Câmpus Gravataí.; |
Palavras-chave |
NAPNE; Estudantes com deficiência; Processo educativo; Students with disabilities; Educational process; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-11-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12189; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |