Resumo:
Esta pesquisa busca compreender os papéis do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas diante às dificuldades que surgem no processo educativo
dos estudantes com deficiência no Curso Técnico, modalidade integrado. Portanto,
tem como objetivo geral analisar os desafios e as possibilidades vivenciados pelo
Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no desenvolvimento de estratégias de gestão que visam à promoção do processo educativo no Curso Técnico de Informática para Internet na modalidade Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) - Câmpus Gravataí, localizado no Rio Grande do Sul, na cidade de Gravataí. Na revisão de literatura, apresenta-se uma análise de dissertações sobre a temática da inclusão, trazendo reflexões sobre o NAPNE, os desafios e as possibilidades que os seus membros encontram na gestão da organização e da atenção às necessidades educativas de estudantes com deficiência no Curso Técnico de Informática para Internet na modalidade integrada ao Ensino Médio, do IFSUL Câmpus Gravataí, a partir dessas produções acadêmicas. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, com três gestores e quatro membros do NAPNE e análise documental de legislações e documentos institucionais. A partir da análise dos dados coletados, chegou-se a compreensão dos desafios do NAPNE frente ao processo educativo dos estudantes com deficiência, que vão desde a falta de recursos financeiros e humanos, até a necessidade de formação dos servidores quanto à educação inclusiva, bem como as suas possibilidades das quais se destaca a perspectiva de um olhar inclusivo, favorecendo a construção de um processo educativo exitoso para esse grupo de estudantes. Foi elaborado uma sugestão de formação continuada, como proposta de intervenção pedagógica, a partir da análise dos dados coletados, desse modo fazendo com que a pesquisa tenha uma contribuição mais significativa para o Câmpus Gravataí.