Autor |
Waldow, Tatiane Ayala; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9806108444339362; |
Orientador |
Costa, Daianny Madalena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A gestão pedagógico-colaborativa: uma experiência inaciana; |
Resumo |
O objetivo desta dissertação de Mestrado Profissional em Gestão Educacional
é compreender quais características organizativas e participativas correspondem a
uma gestão pedagógico-colaborativa e como elas se articulam entre as diversas
instâncias em um colégio da Rede Jesuíta de Educação (RJE). A pesquisa foi
realizada no Colégio Anchieta de Porto Alegre/RS. A metodologia escolhida para a
pesquisa foi qualitativa, valendo-se de observação dos contextos em que atuam os
serviços acadêmicos e setores administrativos, de análise documental e de
questionário direcionado aos gestores dos segmentos mencionados. Na análise do
conteúdo, foram destacadas como categorias as características organizativas e
participativas e como estavam evidenciadas e articuladas nos ambientes educacionais
pesquisados, cotejando-as com as perspectivas de uma gestão pedagógicocolaborativa. A principal conclusão da pesquisa foi de que o Colégio apresenta, em
sua estrutura, educadores e gestores que se reconhecem em suas funções como
colaboradores de uma missão educativa que é legado da tradição jesuítica, sentem
que existem muitos espaços onde colaboram e contribuem para a educação a partir
de seus lugares de atuação. No entanto percebem que ainda necessitam de maiores
aproximações, diálogo e ações efetivas para que os níveis de colaboração sejam
ampliados e com maior adesão pelos diferentes atores institucionais. Dessa forma, ao
concluir a pesquisa, sugere-se uma intervenção interna e uma proposição externa na
qual a comunidade educativa tenha um espaço formativo, por meio de um seminário
ou jornada de estudo e podcast, que favoreça a construção de novos olhares às
necessidades do Colégio, da Educação e como cada um pode, com sua função e
trabalho coletivo, somar na estrutura organizacional, gerando maiores espaços de
colaboração, organização e participação efetiva na tomada de decisão.; |
Abstract |
The objective of this Professional Master's thesis in Educational Management was to
understand which organizational and participatory characteristics correspond to a
pedagogical-collaborative management and how they are articulated several areas in
a college of the Jesuit Education Network (RJE). The research was carried out at
College Anchieta in Porto Alegre/RS. The methodology chosen for the research was
qualitative, using observation of the contexts where academic services and
administrative sectors operate, document analysis and a questionnaire directed to
managers of the mentioned segments. In the content analysis, the organizational and
participatory characteristics and how they were evidenced and articulated in the
researched educational environments were highlighted as categories, comparing them
with the perspectives of a pedagogical-collaborative management. The main
conclusion of the research was that the College presents, in its structure, educators
and managers who recognize themselves in their functions as collaborators of an
educational mission that is a legacy of the Jesuit tradition, they feel that there are many
spaces where they collaborate and contribute to education. From their places of work.
However, they realize that they still need greater approximations, dialogue and
effective actions so that the levels of collaboration are expanded and with greater
adherence by the different institutional actors. In this way, at the conclusion of the
research, an intervention is suggested in which the educational community has a
formative space, through a seminar or study day, podcast, that favors the construction
of new perspectives to the needs of the College and how each one can, with its function
and collective work, add to the organizational structure, generating greater spaces for
collaboration, organization and effective participation in decision-making.; |
Palavras-chave |
Educação jesuíta; Gestão pedagógico-colaborativa; Organização; Participação; Jesuit education; Pedagogical-collaborative management; Organization; Participation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-09-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12053; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |