Abstract:
O objetivo desta dissertação de Mestrado Profissional em Gestão Educacional
é compreender quais características organizativas e participativas correspondem a
uma gestão pedagógico-colaborativa e como elas se articulam entre as diversas
instâncias em um colégio da Rede Jesuíta de Educação (RJE). A pesquisa foi
realizada no Colégio Anchieta de Porto Alegre/RS. A metodologia escolhida para a
pesquisa foi qualitativa, valendo-se de observação dos contextos em que atuam os
serviços acadêmicos e setores administrativos, de análise documental e de
questionário direcionado aos gestores dos segmentos mencionados. Na análise do
conteúdo, foram destacadas como categorias as características organizativas e
participativas e como estavam evidenciadas e articuladas nos ambientes educacionais
pesquisados, cotejando-as com as perspectivas de uma gestão pedagógicocolaborativa. A principal conclusão da pesquisa foi de que o Colégio apresenta, em
sua estrutura, educadores e gestores que se reconhecem em suas funções como
colaboradores de uma missão educativa que é legado da tradição jesuítica, sentem
que existem muitos espaços onde colaboram e contribuem para a educação a partir
de seus lugares de atuação. No entanto percebem que ainda necessitam de maiores
aproximações, diálogo e ações efetivas para que os níveis de colaboração sejam
ampliados e com maior adesão pelos diferentes atores institucionais. Dessa forma, ao
concluir a pesquisa, sugere-se uma intervenção interna e uma proposição externa na
qual a comunidade educativa tenha um espaço formativo, por meio de um seminário
ou jornada de estudo e podcast, que favoreça a construção de novos olhares às
necessidades do Colégio, da Educação e como cada um pode, com sua função e
trabalho coletivo, somar na estrutura organizacional, gerando maiores espaços de
colaboração, organização e participação efetiva na tomada de decisão.