RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A Educação 4.0 na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa: percepções de gestão, de ensino e de aprendizagem

Mostrar registro simples

Autor Papale, Douglas Rodolfo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4809914584169484;
Orientador Almeida, Caroline Medeiros Martins de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2597529134963449;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A Educação 4.0 na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa: percepções de gestão, de ensino e de aprendizagem;
Resumo Esta pesquisa tem como tema a Educação 4.0 e a inovação no contexto educacional. A questão problematizadora versa sobre: “de que forma a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC) está adequada aos pressupostos da Educação 4.0 e quais ações precisam ser adotadas para que a escola atenda aos requisitos deste modelo”. O objetivo geral da pesquisa é identificar quais elementos estruturais, de gestão e pedagógicos da Educação 4.0 estão presentes na ETE FMC, e verificar a percepção dos participantes, para adequar a escola na proposta deste escopo da educação. A pesquisa foi realizada na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), pertencente a Rede Jesuíta de Educação. Os participantes da pesquisa são os alunos, professores e gestores. O procedimento adotado foi o estudo de caso, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa) e com aplicação de questionários utilizando questões com escala likert e perguntas abertas. Foi utilizado para análise dos dados a estatística descritiva e análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Com o resultado desta pesquisa, observa-se que a ETE FMC é uma escola aberta a evoluir seus procedimentos pedagógicos para que a educação e o aprendizado do aluno sejam colocados como ponto central de suas ações. Neste contexto, evidencia-se que a ETE FMC é uma escola que caminha em direção ao aperfeiçoamento de suas estratégias educacionais. Entretanto, é possível citar alguns pontos de atenção que foram identificados no plano de intervenção. Finalmente, esta dissertação se apresenta como um produto final, que pode ser utilizado como referência para outras instituições que desejam avaliar seus procedimentos e práticas pedagógicas através da Educação 4.0.;
Abstract This research has as its theme Education 4.0 and innovation in the educational context. The problematizing question is about: "how the School Technical of Electronics Francisco Moreira da Costa (ETE FMC) is adequate to the assumptions of Education 4.0 and what actions need to be adopted so that the school meets the requirements of this model". The general objective of the research is to identify which structural, management and pedagogical elements of Education 4.0 are present in the ETE FMC, and to verify the perception of the participants, to adapt the school in the proposal of this scope of education. The research was carried out at the Francisco Moreira da Costa Electronics Technical School (ETE FMC), belonging to the Jesuit Education Network. The research participants are students, teachers and managers. The procedure adopted was the case study, with a mixed approach (quantitative and qualitative) and with the application of questionnaires using questions with a Likert scale and open questions. Descriptive statistics and content analysis proposed by Bardin (2011) were used for data analysis. With the result of this research, it is observed that the ETE FMC is a school open to evolving its pedagogical procedures so that the education and learning of the student are placed as the central point of its actions. In this context, it is evident that the ETE FMC is a school that is moving towards the improvement of its educational strategies. However, it is possible to mention some points of attention that were identified in the intervention plan. Finally, this dissertation presents itself as a final product, which can be used as a reference for other institutions that wish to evaluate their pedagogical procedures and practices through Education 4.0.;
Palavras-chave Educação 4.0; Inovação; Ensino Técnico; Education 4.0; Innovation; Technical Education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-09-08;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12051;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística