Autor |
Papale, Douglas Rodolfo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4809914584169484; |
Orientador |
Almeida, Caroline Medeiros Martins de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2597529134963449; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A Educação 4.0 na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa: percepções de gestão, de ensino e de aprendizagem; |
Resumo |
Esta pesquisa tem como tema a Educação 4.0 e a inovação no contexto educacional.
A questão problematizadora versa sobre: “de que forma a Escola Técnica de
Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC) está adequada aos pressupostos
da Educação 4.0 e quais ações precisam ser adotadas para que a escola atenda aos
requisitos deste modelo”. O objetivo geral da pesquisa é identificar quais elementos
estruturais, de gestão e pedagógicos da Educação 4.0 estão presentes na ETE FMC,
e verificar a percepção dos participantes, para adequar a escola na proposta deste
escopo da educação. A pesquisa foi realizada na Escola Técnica de Eletrônica
Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), pertencente a Rede Jesuíta de Educação.
Os participantes da pesquisa são os alunos, professores e gestores. O procedimento
adotado foi o estudo de caso, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa) e com
aplicação de questionários utilizando questões com escala likert e perguntas abertas.
Foi utilizado para análise dos dados a estatística descritiva e análise de conteúdo
proposta por Bardin (2011). Com o resultado desta pesquisa, observa-se que a ETE
FMC é uma escola aberta a evoluir seus procedimentos pedagógicos para que a
educação e o aprendizado do aluno sejam colocados como ponto central de suas
ações. Neste contexto, evidencia-se que a ETE FMC é uma escola que caminha em
direção ao aperfeiçoamento de suas estratégias educacionais. Entretanto, é possível
citar alguns pontos de atenção que foram identificados no plano de intervenção.
Finalmente, esta dissertação se apresenta como um produto final, que pode ser
utilizado como referência para outras instituições que desejam avaliar seus
procedimentos e práticas pedagógicas através da Educação 4.0.; |
Abstract |
This research has as its theme Education 4.0 and innovation in the educational context.
The problematizing question is about: "how the School Technical of Electronics
Francisco Moreira da Costa (ETE FMC) is adequate to the assumptions of Education
4.0 and what actions need to be adopted so that the school meets the requirements of
this model". The general objective of the research is to identify which structural,
management and pedagogical elements of Education 4.0 are present in the ETE FMC,
and to verify the perception of the participants, to adapt the school in the proposal of
this scope of education. The research was carried out at the Francisco Moreira da
Costa Electronics Technical School (ETE FMC), belonging to the Jesuit Education
Network. The research participants are students, teachers and managers. The
procedure adopted was the case study, with a mixed approach (quantitative and
qualitative) and with the application of questionnaires using questions with a Likert
scale and open questions. Descriptive statistics and content analysis proposed by
Bardin (2011) were used for data analysis. With the result of this research, it is
observed that the ETE FMC is a school open to evolving its pedagogical procedures
so that the education and learning of the student are placed as the central point of its
actions. In this context, it is evident that the ETE FMC is a school that is moving towards
the improvement of its educational strategies. However, it is possible to mention some
points of attention that were identified in the intervention plan. Finally, this dissertation
presents itself as a final product, which can be used as a reference for other institutions
that wish to evaluate their pedagogical procedures and practices through Education
4.0.; |
Palavras-chave |
Educação 4.0; Inovação; Ensino Técnico; Education 4.0; Innovation; Technical Education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-09-08; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12051; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |