Abstract:
Esta pesquisa tem como tema a Educação 4.0 e a inovação no contexto educacional.
A questão problematizadora versa sobre: “de que forma a Escola Técnica de
Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC) está adequada aos pressupostos
da Educação 4.0 e quais ações precisam ser adotadas para que a escola atenda aos
requisitos deste modelo”. O objetivo geral da pesquisa é identificar quais elementos
estruturais, de gestão e pedagógicos da Educação 4.0 estão presentes na ETE FMC,
e verificar a percepção dos participantes, para adequar a escola na proposta deste
escopo da educação. A pesquisa foi realizada na Escola Técnica de Eletrônica
Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), pertencente a Rede Jesuíta de Educação.
Os participantes da pesquisa são os alunos, professores e gestores. O procedimento
adotado foi o estudo de caso, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa) e com
aplicação de questionários utilizando questões com escala likert e perguntas abertas.
Foi utilizado para análise dos dados a estatística descritiva e análise de conteúdo
proposta por Bardin (2011). Com o resultado desta pesquisa, observa-se que a ETE
FMC é uma escola aberta a evoluir seus procedimentos pedagógicos para que a
educação e o aprendizado do aluno sejam colocados como ponto central de suas
ações. Neste contexto, evidencia-se que a ETE FMC é uma escola que caminha em
direção ao aperfeiçoamento de suas estratégias educacionais. Entretanto, é possível
citar alguns pontos de atenção que foram identificados no plano de intervenção.
Finalmente, esta dissertação se apresenta como um produto final, que pode ser
utilizado como referência para outras instituições que desejam avaliar seus
procedimentos e práticas pedagógicas através da Educação 4.0.