Autor |
Caregnato, Lucas; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1329063244382409; |
Orientador |
Bilhão, Isabel Aparecida; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9411371632646979; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Intelectualidade negra feminina: análise das trajetórias acadêmicas e militantes de Petronilha Gonçalves e Silva e Nilma Lina Gomes; |
Resumo |
Esta pesquisa analisa a trajetória das negras intelectuais Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Nilma Lino Gomes, destacando suas militâncias educadoras tanto na luta antirracista como na ampliação do conhecimento acadêmico sobre a questão racial e a educação no Brasil. Para traçar o percurso investigativo, aborda negritude e militância política, racismo estrutural no Brasil e, nesse sentido, também a exclusão e a desigualdade educacional, a relevância do Movimento Negro Brasileiro, as políticas afirmativas e o papel de intelectuais negras e negros dentro da academia e na luta antirracista. A partir dessas reflexões, contextualiza as protagonistas do estudo, destacando sua trajetória a partir de narrativas feitas sobre elas embasadas em entrevistas e trabalhos acadêmicos publicados por diversos autores. Por fim,
trata da militância educadora para determinar o papel de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Nilma Lino Gomes na ampliação do campo acadêmico e na luta antirracista no Brasil, analisando a construção do campo de possibilidades de ambas na academia e a legitimidade intelectual em intersecção com a militância política. Em conclusão, com base no problema de pesquisa proposto – como trajetórias de Petronilha e Nilma contribuíram para a ampliação do conhecimento acadêmico sobre – e na – luta antirracista no Brasil – afirma que a riqueza argumentativa, a qualidade investigativa, as temáticas, as trajetórias das negras intelectuais analisadas são reforçadas no fazer diário de professoras e professores comprometidos com a necessidade de reconhecer a história e a cultura africanas e afro-brasileiras. Desse modo, atribuem potência à reafirmação não somente das experiências de opressão, mas de uma reflexão crítica para construir, na educação brasileira, alternativas antirracistas e igualitárias, transformando as lutas para transformar a desigualdade em cidadania, a partir de horizontes educacionais mais justos e plurais.; |
Abstract |
This research analyzes the trajectory of black intellectuals Petronilha Beatriz Gonçalves e
Silva and Nilma Lino Gomes, highlighting their educational militancy both in the anti-racist
struggle and in the expansion of academic knowledge about the racial issue and education in Brazil. To trace the investigative path, it addresses blackness and political militancy, structural racism in Brazil and, in this sense, also exclusion and educational inequality, the relevance of the Brazilian Black Movement, affirmative policies and the role of black and black intellectuals within the academy. and in the anti-racist struggle. From these reflections, it contextualizes the protagonists of the study, highlighting their trajectory from narratives made about them based on interviews and academic works published by several authors. Finally, it deals with the educational activism to determine the role of Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva and Nilma Lino Gomes in the expansion of the academic field and in the anti-racist struggle in Brazil, analyzing the construction of the field of possibilities of both in the academy and the intellectual legitimacy in intersection. with political militancy. In conclusion, based on the proposed research problem - how the trajectories of Petronilha and Nilma contributed to the expansion of academic knowledge about - and in - the anti-racist struggle in Brazil - it states that the argumentative richness, the investigative quality, the themes, the trajectories of the black intellectuals analyzed are reinforced in the daily work of teachers committed to the need to recognize African and Afro-Brazilian history and culture. In this way, they attribute power to the reaffirmation not only of the experiences of oppression, but of a critical reflection to build, in Brazilian education, anti-racist and egalitarian alternatives, transforming the struggles to transform inequality into citizenship, from more just and plural educational horizons.; |
Palavras-chave |
Negritude; Intelectualidade; Mulheres; Academia; Militância; Blackness; Intellectuality; Women; Academy; Militancy; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2022-08-01; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12031; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |