Autor |
Lima, Ábia Matos de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2571769394123074; |
Orientador |
Follmann, José Ivo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2801367846512759; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A construção da identidade no teatro de grupo; |
Resumo |
Esta dissertação tem o propósito de analisar o processo da construção da identidade
individual e coletiva do Grupo de Artes Cênicas Adoração em Cena, o grupo é fundado em 2009, com sede e sediado na igreja Adventista do Sétimo dia, em Taguatinga Centro - DF. A reflexão sobre identidade individual e coletiva é feita com base na teoria histórico-cultural tendo como questão: Como, e em que sentido as interações sociais realizadas nesse laboratório artístico do grupo de Teatro Adoração em Cena afetam a identidade pessoal e coletiva dos indivíduos dele participantes. Neste trabalho foram levantados dados a partir de um estudo sobre identidade individual e coletiva, tendo a abordagem qualitativa e quantitativa como instrumentos de coleta de dados entrevistas individuais e coletivas, bem como elementos de observação focados nas interações entre os membros participantes em autores, analisados à luz de contribuições de elaborações teóricas, mais especificamente de Mead (1993), Pardo (1996) e Giddens (2022), entre outros. O estudo não pretendeu aportar elementos teóricos novos além do que já está amplamente contemplado na bibliografia consultada, mas buscou aplicar o aprendizado teórico obtido na compreensão do processo de construção identitária em questão. Apesar das limitações dos dados obtidos, pode-se concluir que efetivamente se dá uma forte influência do “teatro de grupo” em pauta no processo de construção identitária de seus participantes, que se projeta para além do grupo.; |
Abstract |
This dissertation aims to analyze the process of building the individual and collective
identity of the Grupo de Artes Scenics Adoração em Cena, the group was founded in 2009, with headquarters and headquarters in the Seventh-day Adventist Church, in Taguatinga Centro - DF. The reflection on individual and collective identity is based on cultural-historical theory, with the question: How and in what sense do the social interactions carried out in this artistic laboratory of the Adoração em Cena group affect the personal and collective identity of the individuals participating in it? Gathered in this study, data were collected from a study on individual and collective identity, having the qualitative and quantitative approach as instruments for data collection individual and collective interviews, as well as observation elements focused on the interactions between the participating members in authors, analyzed in the light of contributions from theoretical elaborations, more specifically by Mead (1993), Pardo (1996) and Giddens (2022), among others. The study did not intend to provide new theoretical elements beyond what is already widely contemplated in the consulted bibliography but sought to apply the theoretical learning obtained in the understanding of the identity construction process in question. Despite the limitations of the data actually obtained, it can be concluded that the “group theater” in question has a strong influence on the identity construction process of its participants, which is projected beyond the group.; |
Palavras-chave |
Identidade; Identidade coletiva; Grupo de teatro; Comunicação; Identity; Collective identity; Group theater; Communication; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-07-25; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12004; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; |