Resumo:
Esta dissertação tem o propósito de analisar o processo da construção da identidade
individual e coletiva do Grupo de Artes Cênicas Adoração em Cena, o grupo é fundado em 2009, com sede e sediado na igreja Adventista do Sétimo dia, em Taguatinga Centro - DF. A reflexão sobre identidade individual e coletiva é feita com base na teoria histórico-cultural tendo como questão: Como, e em que sentido as interações sociais realizadas nesse laboratório artístico do grupo de Teatro Adoração em Cena afetam a identidade pessoal e coletiva dos indivíduos dele participantes. Neste trabalho foram levantados dados a partir de um estudo sobre identidade individual e coletiva, tendo a abordagem qualitativa e quantitativa como instrumentos de coleta de dados entrevistas individuais e coletivas, bem como elementos de observação focados nas interações entre os membros participantes em autores, analisados à luz de contribuições de elaborações teóricas, mais especificamente de Mead (1993), Pardo (1996) e Giddens (2022), entre outros. O estudo não pretendeu aportar elementos teóricos novos além do que já está amplamente contemplado na bibliografia consultada, mas buscou aplicar o aprendizado teórico obtido na compreensão do processo de construção identitária em questão. Apesar das limitações dos dados obtidos, pode-se concluir que efetivamente se dá uma forte influência do “teatro de grupo” em pauta no processo de construção identitária de seus participantes, que se projeta para além do grupo.