Autor |
Bortolini, Rosângela da Silva Nascente; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3841290838689441; |
Orientador |
Jacobus, Artur Eugênio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3554354139881137; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Gestão estratégica de indicadores no Colégio ACM; |
Resumo |
Este trabalho tem o objetivo de propor um painel de indicadores direcionado para o
monitoramento da gestão do Colégio ACM, de Porto Alegre, como forma de viabilizar o
cumprimento de sua missão. A gestão da escola precisava de um recurso por meio do
qual pudesse ter acesso às informações necessárias para fazer a gestão do presente
e do futuro da organização. Dessa forma, a pesquisa teve como problema identificar
quais os indicadores mais importantes que a gestão do Colégio ACM necessita
monitorar sistematicamente, a fim de cumprir a missão da instituição, gerar maior
qualidade nos processos do colégio e garantir sua sustentabilidade econômicofinanceira.
A metodologia da pesquisa adota o paradigma qualitativo, pois trata-se de
uma investigação que tem natureza interpretativa. Trata-se de um estudo de caso cuja
coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevistas
semiestruturadas com gestores da instituição ACM-RS e do Colégio ACM. A análise
dos dados foi conduzida de forma a buscar subsídios para propor os indicadores mais
relevantes que devem ser acompanhados pela gestão da escola de forma sistemática.
No decorrer da pesquisa, observou-se que parte dos entrevistados não tinha
conhecimento do que é um indicador, o que sinaliza a necessidade de se promover
uma formação sobre a gestão por indicadores. Buscou-se organizar um conjunto de 16
indicadores conforme as seis dimensões do mapa estratégico da instituição ACM-RS,
nas perspectivas de sociedade, econômico-financeira, de cliente e mercado, de
processos e de capacitação e desenvolvimento.; |
Abstract |
The objective of this study is to propose a dashboard of indicators aimed at monitoring
the management of Colégio ACM, in Porto Alegre, as a way of enabling the fulfillment
of its mission. School managers needed a resource through which they could access
the information required to manage the organization's present and future. Thus, the
research had the issue of identifying the most important indicators that the
management of Colégio ACM needs to monitor systematically, in order to fulfill the
institution's mission, generate more outstanding quality in school processes, and
guarantee its economic and financial sustainability. The research methodology adopts
the qualitative paradigm, as it is an investigation that has an interpretive nature. This
is a case study whose data collection was carried out through documentary research
and semi-structured interviews with managers of the ACM-RS institution and the
Colégio ACM. Data analysis was conducted to seek subsidies to propose the most
relevant indicators that the school management must monitor in a systematic way.
During the research, it was observed that part of the interviewees was not aware of
what an indicator is, which signals the need to promote training on management by
indicators. We sought to organize a set of 16 indicators according to the six dimensions
of the strategic map of the ACM-RS institution, from the perspectives of society,
economic-financial, customer and market, processes, and training and development.; |
Palavras-chave |
Gestão Educacional; Indicadores educacionais; Gestão estratégica; Gestão de indicadores; Educação Básica; Educational management; Educational indicators; Strategic management; Indicator management; Basic education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-08-19; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11915; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |