Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de propor um painel de indicadores direcionado para o
monitoramento da gestão do Colégio ACM, de Porto Alegre, como forma de viabilizar o
cumprimento de sua missão. A gestão da escola precisava de um recurso por meio do
qual pudesse ter acesso às informações necessárias para fazer a gestão do presente
e do futuro da organização. Dessa forma, a pesquisa teve como problema identificar
quais os indicadores mais importantes que a gestão do Colégio ACM necessita
monitorar sistematicamente, a fim de cumprir a missão da instituição, gerar maior
qualidade nos processos do colégio e garantir sua sustentabilidade econômicofinanceira.
A metodologia da pesquisa adota o paradigma qualitativo, pois trata-se de
uma investigação que tem natureza interpretativa. Trata-se de um estudo de caso cuja
coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevistas
semiestruturadas com gestores da instituição ACM-RS e do Colégio ACM. A análise
dos dados foi conduzida de forma a buscar subsídios para propor os indicadores mais
relevantes que devem ser acompanhados pela gestão da escola de forma sistemática.
No decorrer da pesquisa, observou-se que parte dos entrevistados não tinha
conhecimento do que é um indicador, o que sinaliza a necessidade de se promover
uma formação sobre a gestão por indicadores. Buscou-se organizar um conjunto de 16
indicadores conforme as seis dimensões do mapa estratégico da instituição ACM-RS,
nas perspectivas de sociedade, econômico-financeira, de cliente e mercado, de
processos e de capacitação e desenvolvimento.