RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Os projetos formativos como meio de desenvolvimento de competências socioemocionais e espirituais-religiosas: uma abordagem na perspectiva da formação integral

Mostrar registro simples

Autor Longhi, Marcio;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3936372930447062;
Orientador Rocha, Maria Aparecida Marques da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Os projetos formativos como meio de desenvolvimento de competências socioemocionais e espirituais-religiosas: uma abordagem na perspectiva da formação integral;
Resumo A presente pesquisa objetiva uma investigação acerca dos temas da formação integral e da gestão educacional. Tendo como escopo de pesquisa o Espaço MAGIS Anchieta, pretende-se um estudo deste, enquanto projeto formativo do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral (SOREP), em relação ao desenvolvimento de competências socioemocionais e espirituais-religiosas entre os discentes, com vistas à formação integral, na perspectiva da Companhia de Jesus. O referencial teórico da pesquisa tematiza a Educação, a partir da linguagem e da fragmentação do conhecimento. O conceito de competências e habilidades é desenvolvido como fundamento para a análise da BNCC, bem como para ampliar a reflexão sobre as dimensões socioemocionais e espirituais-religiosas, necessárias para a formação integral na perspectiva desta pesquisa. O caminho metodológico proposto é o da pesquisa qualitativa, utilizando como coleta de dados a ferramenta da entrevista semiestruturada, sendo a análise dos dados desenvolvida por meio da técnica da análise de conteúdo. A análise dos dados foi desenvolvida a partir de quatro categorias, duas diretamente associadas ao tema da formação integral e o desenvolvimento de competências socioemocionais e espirituais-religiosas, apresentando indicativos do projeto em seu potencial formativo integral, bem como dos saberes adquiridos pelos participantes no que se refere às referidas competências, permitindo comparativo entre os achados da pesquisa em relação à concepção formativa da Companhia de Jesus. Outras duas categorias, dão conta da dimensão da gestão educacional do projeto, evidenciando as metodologias e os processos formativos, a estrutura e a organização do Espaço MAGIS Anchieta. Os achados obtidos nestas duas categorias, postos em interface, expuseram as forças e fraquezas, os desafios e oportunidades do projeto, constituindo-se em subsídio para a sua qualificação. Ademais, a análise dos dados permitiu a elaboração de um conjunto de indicadores que, inspirados nas perspectivas do BSC, podem qualificar os processos formativos e de gestão educacional relacionados ao Espaço.;
Abstract The present research aims at investigating the issues of integral formation and of educational management. The scope of the research is the Espaço MAGIS Anchieta, where we intend to study the Service of Religious, Spiritual and Pastoral Guidance (SOREP) formative project, regarding the social-emotional and spiritual-religious skills development among educators, from the perspective of an integral formation according to the Society of Jesus. The theoretical framework of this research addresses education from the point of view of language and knowledge fragmentation. The concept of skills and abilities is developed as a foundation for the analysis of the BNCC, as well as to broaden the social-emotional and spiritual-religious dimensions, which are necessary for an integral education in this research's standpoint. We proposed a qualitative research methodology, using a semi-structured interview as a data collection tool. The data analysis was developed through the content analysis technique. The data analysis was developed through four categories, two directly associated with the theme of integral formation and the development of social-emotional and spiritual-religious competencies, providing indicators of the project in terms of its integral formative potential, as well as of the knowledge acquired by the participants regarding these competencies, thereby allowing the comparison between the research findings in relation to the formative concepts of the Society of Jesus. The other two categories account for the educational management dimension of the project, highlighting the methodologies and formative processes, the structure, and the organization of Espaço MAGIS Anchieta. The findings obtained in these two categories, brought together, highlighted the project's strengths and weaknesses, and its challenges and opportunities, thereby supporting its qualification. Furthermore, the data analysis has allowed the design of a set of indicators that, based on the BSC perspectives, can qualify the training and educational management processes related to Espaço MAGIS Anchieta.;
Palavras-chave Formação integral; Competências socioemocionais; Competências espirituais-religiosas; Gestão educacional; Integral formation; Social-emotional competencies; Spiritual-religious competencies; Educational management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-05-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11865;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística