Resumen:
A presente pesquisa objetiva uma investigação acerca dos temas da formação integral e da gestão educacional. Tendo como escopo de pesquisa o Espaço MAGIS Anchieta, pretende-se um estudo deste, enquanto projeto formativo do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral (SOREP), em relação ao desenvolvimento de competências socioemocionais e espirituais-religiosas entre os discentes, com vistas à formação integral, na perspectiva da Companhia de Jesus. O referencial teórico da pesquisa tematiza a Educação, a partir da linguagem e da fragmentação do conhecimento. O conceito de competências e habilidades é desenvolvido como fundamento para a análise da BNCC, bem como para ampliar a reflexão sobre as dimensões socioemocionais e espirituais-religiosas, necessárias para a formação integral na perspectiva desta pesquisa. O caminho metodológico proposto é o da pesquisa qualitativa, utilizando como coleta de dados a ferramenta da entrevista semiestruturada, sendo a análise dos dados desenvolvida por meio da técnica da análise de conteúdo. A análise dos dados foi desenvolvida a partir de quatro categorias, duas diretamente associadas ao tema da formação integral e o desenvolvimento de competências socioemocionais e espirituais-religiosas, apresentando indicativos do projeto em seu potencial formativo integral, bem como dos saberes adquiridos pelos participantes no que se refere às referidas competências, permitindo comparativo entre os achados da pesquisa em relação à concepção formativa da Companhia de Jesus. Outras duas categorias, dão conta da dimensão da gestão educacional do projeto, evidenciando as metodologias e os processos formativos, a estrutura e a organização do Espaço MAGIS Anchieta. Os achados obtidos nestas duas categorias, postos em interface, expuseram as forças e fraquezas, os desafios e oportunidades do projeto, constituindo-se em subsídio para a sua qualificação. Ademais, a análise dos dados permitiu a elaboração de um conjunto de indicadores que, inspirados nas perspectivas do BSC, podem qualificar os processos formativos e de gestão educacional relacionados ao Espaço.