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Processos de hibridização do ensino em um instituto de línguas adicionais

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metadataTrad.dc.contributor.author Cortezia, Jeane Maria Blume;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0531856996060772;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Dalla Zen, Laura Habckost;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7299608700756404;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Processos de hibridização do ensino em um instituto de línguas adicionais;
metadataTrad.dc.description.resumo O contexto da pandemia do coronavírus nos impulsionou para o mundo digital, transformando nossas vidas, os negócios e a educação. Esta pesquisa, inserida nesse cenário, tem como objetivo geral compreender como a hibridização do ensino pode contribuir para a criação de um modelo de negócios, no âmbito de um instituto de línguas adicionais, tendo em vista a sustentabilidade econômico-financeira e a excelência acadêmica. Para tanto, o trabalho se fundamenta, teoricamente, em estudos relacionados à aquisição de línguas adicionais (LIGHTBOWN; SPADA, 2013; HALL, 2019), à cibercultura (LÉVY,1999), à transformação digital (SCHLEMMER; MOREIRA, 2020), ao hibridismo (SCHLEMMER, 2015) e à gestão educacional (LÜCK, 2009). Como caminho metodológico, é uma pesquisa qualitativa e opta-se pela aplicação de um questionário online sobre as experiências, os interesses e as preferências de professores e estudantes de inglês do Instituto de Línguas da Unisinos – UNILÍNGUAS. A partir das respostas obtidas, organizou-se uma discussão por meio de três ênfases analíticas: (i) interação e conversação em ambiente online, destacando o quanto sincronicidade e presença digital são fundamentais para a aprendizagem de língua adicional; (ii) gramática da língua, que aponta para uma compreensão de ensino ainda fortemente vinculada a material didático, regras fixas, vocabulário e falante nativo; (iii) e pandemia, aulas online, e flexibilidade de tempos e espaços, que nos levam a ampliar a concepção de educação, na medida em que a pandemia impulsiona a criação de nova rotinas, novos padrões de comportamento, bem como de uma maior valorização do tempo. Ao relacionar os dados gerados, o referencial teórico e a experiência em gestão da pesquisadora, apresenta-se uma proposta de intervenção, que visa a orientar um novo modelo de negócios mediante processos de hibridização do ensino.;
metadataTrad.dc.description.abstract The context of the coronavirus pandemic has forced us into the digital world, transforming our lives, business, and education. This research, which is inserted in this scenario, has the general objective of understanding how the hybridization of teaching can contribute to the creation of a business model, within the scope of an institute of additional languages, with a view to economic-financial sustainability and academic excellence. To this end, the work is theoretically based on studies related to the acquisition of additional languages (LIGHTBOWN; SPADA, 2013; HALL, 2019), cyberculture (LÉVY, 1999), digital transformation (SCHLEMMER; MOREIRA, 2020), hybridity (SCHLEMMER, 2015) and educational management (LÜCK, 2009). As a methodological approach, it is qualitative research and an online questionnaire about the experiences, interests and preferences of English teachers and students at the Unisinos Language Institute – UNILÍNGUAS is applied. Based on the responses obtained, a discussion was organized through three analytical emphases: (i) interaction and conversation in an online environment, highlighting how synchronicity and digital presence are fundamental for additional language learning; (ii) grammar of the language, which points to an understanding of teaching that is still strongly linked to didactic material, fixed rules, vocabulary and native speaker; (iii) and pandemic, online classes, and flexibility of time and spaces, which lead us to expand the concept of education, as the pandemic forces the creation of new routines, new patterns of behavior, as well as a greater appreciation of time. By relating the generated data, the theoretical framework and the researcher's management experience, an intervention proposal is presented, which aims to guide a new business model through teaching hybridization processes.;
metadataTrad.dc.subject Ensino de línguas adicionais; Cibercultura; Hibridismo; Transformação digital; Gestão educacional; Teaching additional languages; Cyberculture; Hybridity; Digital transformation; Educational management;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-04-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11863;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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