Abstract:
O contexto da pandemia do coronavírus nos impulsionou para o mundo digital, transformando nossas vidas, os negócios e a educação. Esta pesquisa, inserida nesse cenário, tem como objetivo geral compreender como a hibridização do ensino pode contribuir para a criação de um modelo de negócios, no âmbito de um instituto de línguas adicionais, tendo em vista a sustentabilidade econômico-financeira e a excelência acadêmica. Para tanto, o trabalho se fundamenta, teoricamente, em estudos relacionados à aquisição de línguas adicionais (LIGHTBOWN; SPADA, 2013; HALL, 2019), à cibercultura (LÉVY,1999), à transformação digital (SCHLEMMER; MOREIRA, 2020), ao hibridismo (SCHLEMMER, 2015) e à gestão educacional (LÜCK, 2009). Como caminho metodológico, é uma pesquisa qualitativa e opta-se pela aplicação de um questionário online sobre as experiências, os interesses e as preferências de professores e estudantes de inglês do Instituto de Línguas da Unisinos – UNILÍNGUAS. A partir das respostas obtidas, organizou-se uma discussão por meio de três ênfases analíticas: (i) interação e conversação em ambiente online, destacando o quanto sincronicidade e presença digital são fundamentais para a aprendizagem de língua adicional; (ii) gramática da língua, que aponta para uma compreensão de ensino ainda fortemente vinculada a material didático, regras fixas, vocabulário e falante nativo; (iii) e pandemia, aulas online, e flexibilidade de tempos e espaços, que nos levam a ampliar a concepção de educação, na medida em que a pandemia impulsiona a criação de nova rotinas, novos padrões de comportamento, bem como de uma maior valorização do tempo. Ao relacionar os dados gerados, o referencial teórico e a experiência em gestão da pesquisadora, apresenta-se uma proposta de intervenção, que visa a orientar um novo modelo de negócios mediante processos de hibridização do ensino.