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O desafio da educação para a cidadania global no contexto das práticas do ensino de/por meio da língua inglesa

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Autor Caldas, Adriane Balzaretti;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3634998685607718;
Orientador Jacobus, Artur Eugenio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O desafio da educação para a cidadania global no contexto das práticas do ensino de/por meio da língua inglesa;
Resumo Mobilizar para a transformação social, criando pontes entre o global e o local, na perspectiva da interculturalidade, de um currículo integrado e de vivências significativas e contextualizadas nas práticas de ensino e de aprendizagem nas aulas de língua adicional pode contribuir de forma significativa para a formação de cidadãos globais críticos e reflexivos. Sendo assim, este estudo objetivou verificar em que medida, no Ensino de Língua Inglesa dos segmentos Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Anchieta, de Porto Alegre, são adotadas práticas da abordagem crítica e reflexiva da educação para a cidadania global. A investigação centrou-se em concepções da abordagem crítica da educação para a cidadania global, da cidadania intercultural, da abordagem integrada do conteúdo e linguagem e do professor reflexivo. Trilhou-se um caminho metodológico de observação e análise de práticas de ensino experienciadas por um grupo de professoras do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Anchieta. A técnica do grupo focal foi adotada para que a entrega final proposta para a pesquisa fosse construída de forma dialógica entre a pesquisadora e as educadoras. Entre as descobertas que se aproximam do objetivo deste estudo, evidenciam-se a inovação nas propostas de trabalhos integrativos e projetos interdisciplinares, bem como a utilização de materiais e recursos variados que estimulam práticas reflexivas. Contudo, constata-se que o número de práticas que desenvolvem habilidades como as do autoconhecimento, da autorregulação e da autoavaliação é insuficiente. Ainda nesse sentido, de distanciamento das práticas em relação à abordagem investigada, percebe-se uma carência de momentos que oportunizem mais espaços para escuta e diálogo entre os professores especialistas das diferentes áreas de conhecimento para a qualificação de planejamentos integrados. Como proposta de intervenção, foi apresentado um conjunto de indicadores para a avaliação das práticas, e por fim foram sugeridas recomendações para qualificar o fazer pedagógico nas atividades que envolvem o ensino de Língua Inglesa visando trabalhos integrativos, formação de professores e práticas da abordagem crítica e reflexiva da educação para a cidadania global.;
Abstract Mobilizing for social transformation, creating global and local bridges, from the perspective of interculturalism, integrated curriculum and meaningful and contextualized experiences in teaching and learning practices in additional language classes can contribute significantly to the formation of critical and reflective global citizens. Therefore, this study aimed to verify to what extent, practices of a critical and reflective approach to education for global citizenship are adopted in the Teaching of Middle and High School English Language. The investigation focused on conceptions of the critical approach to education for global citizenship, intercultural citizenship, content and language integrated learning and the reflective teacher. A methodological path of teaching practices observation and analysis experienced by a group of Middle and High school English teachers was carried out at Colégio Anchieta. The focus group technique was adopted so that the intended final proposal for the research was built in a dialogic way between the researcher and the English teachers. Among the findings that approach the objective of this study, the innovative proposals for integrated learning and interdisciplinary projects, as well as the use of varied materials and resources that stimulate reflective practices, are evident. However, it appears that the number of practices that develop skills such as self-knowledge, self-regulation and self-assessment is insufficient. In this regard, considering the gap which relates to the investigated approach, there is an absence of moments that promote more time for active listening and discussion among teachers from different areas of knowledge that could result in the integrated planning qualification. As an intervention proposal, a set of indicators was presented for the evaluation of practices, and finally recommendations were suggested to qualify the pedagogical practice in activities that involve the teaching of English Language, aiming at integrative planning, teacher training and practices of the critical and reflective approach for global citizenship education.;
Palavras-chave Cidadania global; Currículo bilíngue integrado; Prática crítico-reflexiva; Educação básica; Gestão educacional; Global citizenship; Integrated bilingual curriculum; Critical-reflective practice; Basic education; Educational management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-06-09;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11861;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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