Resumen:
Mobilizar para a transformação social, criando pontes entre o global e o local, na perspectiva da interculturalidade, de um currículo integrado e de vivências significativas e contextualizadas nas práticas de ensino e de aprendizagem nas aulas de língua adicional pode contribuir de forma significativa para a formação de cidadãos globais críticos e reflexivos. Sendo assim, este estudo objetivou verificar em que medida, no Ensino de Língua Inglesa dos segmentos Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Anchieta, de Porto Alegre, são adotadas práticas da abordagem crítica e reflexiva da educação para a cidadania global. A investigação centrou-se em concepções da abordagem crítica da educação para a cidadania global, da cidadania intercultural, da abordagem integrada do conteúdo e linguagem e do professor reflexivo. Trilhou-se um caminho metodológico de observação e análise de práticas de ensino experienciadas por um grupo de professoras do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Anchieta. A técnica do grupo focal foi adotada para que a entrega final proposta para a pesquisa fosse construída de forma dialógica entre a pesquisadora e as educadoras. Entre as descobertas que se aproximam do objetivo deste estudo, evidenciam-se a inovação nas propostas de trabalhos integrativos e projetos interdisciplinares, bem como a utilização de materiais e recursos variados que estimulam práticas reflexivas. Contudo, constata-se que o número de práticas que desenvolvem habilidades como as do autoconhecimento, da autorregulação e da autoavaliação é insuficiente. Ainda nesse sentido, de distanciamento das práticas em relação à abordagem investigada, percebe-se uma carência de momentos que oportunizem mais espaços para escuta e diálogo entre os professores especialistas das diferentes áreas de conhecimento para a qualificação de planejamentos integrados. Como proposta de intervenção, foi apresentado um conjunto de indicadores para a avaliação das práticas, e por fim foram sugeridas recomendações para qualificar o fazer pedagógico nas atividades que envolvem o ensino de Língua Inglesa visando trabalhos integrativos, formação de professores e práticas da abordagem crítica e reflexiva da educação para a cidadania global.