Autor |
Maffini, Suziane Felin; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1517999031533347; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Entre a proposição e a prática: um estudo dos movimentos políticos e pedagógicos nas formações continuadas oferecidas pelo Geempa no período de 2010 a 2014; |
Resumo |
Essa pesquisa teve como objetivo identificar os elementos políticos e pedagógicos que interferiram nas tomadas de decisão, quanto à utilização ou não da proposta do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa) pelos professores que cursaram a formação, e pelos gestores das redes de ensino que fizeram a escolha pela proposta, na cidade de Natal/RN, no período compreendido entre 2010 a 2014. O convênio entre Ministério da Educação - MEC/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Geempa, firmado nos anos de 2010 a 2014, foi o objeto que desencadeou a presente investigação, por ter como centralidade a formação continuada oferecida pelo Geempa como uma das possibilidades entre as várias políticas públicas que se evidenciavam no período. A metodologia adotada foi qualitativa, um estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas e análise documental. As entrevistas foram realizadas remotamente com doze professores da rede municipal de Natal. Esses professores participaram das formações oferecidas pelo Geempa no período já citado. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo e análise discursiva, estabelecendo sete categorias de análises: Avaliação da formação continuada oferecida pelo Geempa; posicionamentos sobre a correção de fluxo; fatores que levaram à descontinuidade e à permanência no programa; avaliação da aprendizagem dos alunos; fidelidade ao Geempa; aplicabilidade da proposta e a percepção das autoridades educacionais diante da formação do Geempa e demais programas. Constatou-se nesse estudo elementos da não continuidade da aplicação da proposta Pós-construtivista de ensino nos municípios, como o oferecimento de outros programas pelo município e a não participação dos gestores e diretores nas formações oferecidas pelo Geempa. Os participantes reconhecem a formação continuada oferecida pelo Geempa como de fundamental importância para a sua prática de sala de aula, pois a teoria e a prática andam juntas. Também foi apontada a aprendizagem significativa dos alunos e dos professores como um elemento de destaque no processo formativo.; |
Abstract |
This research aimed to identify the political and pedagogical elements that interfered in decision-making, regarding the use or not of the proposal of the Study Group on Education, Research Methodology and Action (Geempa) by teachers who attended the training, and by managers of the education networks that chose the proposal, in the city of Natal/RN, in the period between 2010 and 2014. The agreement between the Ministry of Education - MEC/National Fund for the Development of Education (FNDE) and Geempa, signed in from 2010 to 2014, was the object that triggered the present investigation, as it has as its centrality the continuing education offered by Geempa as one of the possibilities among the various public policies that were evident in the period. The methodology adopted was qualitative, a case study, with semi-structured interviews and document analysis. The interviews were carried out remotely with twelve teachers from the municipal network of Natal. These teachers participated in the training offered by Geempa in the aforementioned period. Data analysis was performed through content analysis and discursive analysis, establishing seven categories of analysis: Evaluation of continuing education offered by Geempa; positions on flow correction; factors that led to discontinuity and permanence in the program; assessment of student learning; loyalty to Geempa; applicability of the proposal and the perception of educational authorities regarding the formation of Geempa and other programs. In this study, elements of the non-continuity of the application of the Post-constructivist teaching proposal in the municipalities were found, such as the offer of other programs by the municipality and the non-participation of managers and directors in the training offered by Geempa. Participants recognize the continuing education offered by Geempa as of fundamental importance for their classroom practice, as theory and practice go hand in hand. The significant learning of students and teachers was also pointed out as a prominent element in the training process.; |
Palavras-chave |
Formação continuada; Políticas públicas para a educação básica; Pós-construtivismo; Gestão escolar; Geempa; Continuing education; Public policies for basic education; Post-constructivism; School management; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-04-25; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11812; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |