Resumo:
Essa pesquisa teve como objetivo identificar os elementos políticos e pedagógicos que interferiram nas tomadas de decisão, quanto à utilização ou não da proposta do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa) pelos professores que cursaram a formação, e pelos gestores das redes de ensino que fizeram a escolha pela proposta, na cidade de Natal/RN, no período compreendido entre 2010 a 2014. O convênio entre Ministério da Educação - MEC/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Geempa, firmado nos anos de 2010 a 2014, foi o objeto que desencadeou a presente investigação, por ter como centralidade a formação continuada oferecida pelo Geempa como uma das possibilidades entre as várias políticas públicas que se evidenciavam no período. A metodologia adotada foi qualitativa, um estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas e análise documental. As entrevistas foram realizadas remotamente com doze professores da rede municipal de Natal. Esses professores participaram das formações oferecidas pelo Geempa no período já citado. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo e análise discursiva, estabelecendo sete categorias de análises: Avaliação da formação continuada oferecida pelo Geempa; posicionamentos sobre a correção de fluxo; fatores que levaram à descontinuidade e à permanência no programa; avaliação da aprendizagem dos alunos; fidelidade ao Geempa; aplicabilidade da proposta e a percepção das autoridades educacionais diante da formação do Geempa e demais programas. Constatou-se nesse estudo elementos da não continuidade da aplicação da proposta Pós-construtivista de ensino nos municípios, como o oferecimento de outros programas pelo município e a não participação dos gestores e diretores nas formações oferecidas pelo Geempa. Os participantes reconhecem a formação continuada oferecida pelo Geempa como de fundamental importância para a sua prática de sala de aula, pois a teoria e a prática andam juntas. Também foi apontada a aprendizagem significativa dos alunos e dos professores como um elemento de destaque no processo formativo.