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Abandono escolar em tempos de pandemia na escola estadual de ensino médio Olindo Flores da Silva em São Leopoldo/RS

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Autor Machado, Sílvio Nei da Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9085707481197956;
Orientador Fritsch, Rosangela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Co-orientador Pasinato, Darciel;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0365700249114929;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Abandono escolar em tempos de pandemia na escola estadual de ensino médio Olindo Flores da Silva em São Leopoldo/RS;
Resumo A presente dissertação tem como tema o abandono escolar em tempos de pandemia na Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva, localizada no Bairro Scharlau, na cidade de São Leopoldo, estado do Rio Grande do Sul. O abandono e a evasão escolar no Ensino Médio têm sido objetos de estudos diversos e configuram-se como grandes desafios dessa etapa da educação básica. As taxas de abandono observadas entre os anos de 2007 a 2019, ainda que numa demonstração de queda nesse período, agravaram-se diante do quadro de pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais no ano de 2020. A pesquisa tem como objetivo geral analisar fatores associados que influenciam no abandono escolar no Ensino Médio, em tempos de pandemia, no contexto da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva. Com base nas ideias de autores como Bourdieu; Passeron (2009), Dubet (2004 e 2011), Freire (1991), Castel (1998), Laval (2019), Dayrell e Jesus (2016), Silva; Pelissari; Steimbach (2013) e Morin (2015) foi possível estabelecer um aporte teórico que servirá de base a esta dissertação. O presente trabalho configura-se em um estudo de caso qualitativo. Foi realizada uma análise documental, buscando-se descrever as políticas educacionais nacionais, estaduais e municipais, por meio das leis, decretos, pareceres e demais tipos de documentos. Para compreender o comportamento dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva, a produção de dados foi obtida por meio de um questionário online (Forms da Microsoft). Das questões dissertativas, foram selecionadas quatro categorias de análise: abandono escolar em 2020; sentimentos em relação ao ensino remoto; organização do estudo em casa (em tempos de pandemia) e incentivo para estudar por parte dos empregadores (em se tratando de alunos trabalhadores). Com o intuito de caracterizar fatores relacionados à pandemia nas falas dos docentes da escola, optou-se pela realização de um grupo focal. Da transcrição do grupo focal, foram selecionadas oito categorias de análise: recursos digitais, aulas síncronas e participação discente (Google Meet); abandono escolar durante a pandemia de Covid-19; domínio de ferramentas digitais docentes; modelos educacionais e autonomia discente; relação escola-comunidade escolar durante a pandemia; disponibilidade de recursos tecnológicos por parte de docentes e discentes para a realização das aulas remotas e sentimentos dos docentes em relação ao período 8 vivido em 2020. Neste intrincado processo, a pandemia trouxe consequências diversas que contribuíram decisivamente para o aumento das desigualdades educacionais e para o agravamento do abandono escolar. Há que se ressaltar que, junto com a pandemia, uma série de fatores econômicos, sociais, culturais e emocionais, tecidos nesta rede complexa, atuaram de forma a agravar quadros de exclusão escolar que antes da pandemia já eram preocupantes. Esses novos elementos amplificaram e potencializaram as desigualdades, dando-lhes ainda mais destaque e escancarando algo que já deveria ter sido enfrentado de forma mais séria pelos governos, gestores, professores e pela sociedade como um todo.;
Abstract The present dissertation has as its theme the school dropout in pandemic times, at Olindo Flores da Silva State High School, located in the neighborhood of Scharlau, in the city of São Leopoldo, state of Rio Grande do Sul, Brazil. School dropout and dropout in high school have been objects of several studies and are configured as major challenges of this stage of basic education. The dropout rates observed between the years 2007 and 2019, although showing a decline in this period, worsened in the face of the pandemic and the consequent suspension of face-to-face classes in 2020. The research has as general objective to analyze associated factors that influence high school dropout, in pandemic times, in the context of Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva. Based on the ideas of authors such as Bourdieu; Passeron (2009), Dubet (2004 and 2011), Freire (1991), Castel (1998), Laval (2019), Dayrell and Jesus (2016), Silva; Pelissari; Steimbach (2013) and Morin (2015) it was possible to establish a theoretical contribution that supports this study. The present work is configured in a qualitative case study. A document analysis was carried out, seeking to describe national, state and municipal educational policies, through laws, decrees, opinions and other types of documents. To understand the behavior of students at Olindo Flores da Silva State High School, data production was obtained through an online questionnaire (Microsoft Forms). From the essay questions, four categories of analysis were selected: school dropout in 2020; feelings about remote teaching; organization of study at home (in pandemic times) and encouragement to study by employers (in the case of working students). In order to characterize factors related to the pandemic in the speeches of school teachers, a focus group was chosen. From the transcript of the focus group, eight categories of analysis were selected: digital resources, synchronous classes and student participation (Google Meet); school dropout during the Covid-19 pandemic; mastery of digital teaching tools; educational models and student autonomy; school-school community relationship during the pandemic; availability of technological resources by teachers and students to carry out remote classes and teachers' feelings about the period lived in 2020. In this intricate process, the pandemic brought several consequences that contributed decisively to the increase in educational inequalities and the worsening of school dropout. It should be noted that, along with the pandemic, a series of economic, social, cultural and 10 emotional factors, woven into this complex network, acted to aggravate situations of school exclusion that were already worrying before the pandemic. These new elements amplified and potentiated inequalities, giving them even more prominence and opening up something that should have already been faced more seriously by governments, managers, teachers and society as a whole.;
Palavras-chave Abandono escolar; Evasão escolar; Ensino Médio; Pandemia; Aulas remotas; School dropout; Truancy; High school; Pandemic; Remote classes;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-04-22;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11807;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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