Resumo:
A presente dissertação tem como tema o abandono escolar em tempos de pandemia na Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva, localizada no Bairro Scharlau, na cidade de São Leopoldo, estado do Rio Grande do Sul. O abandono e a evasão escolar no Ensino Médio têm sido objetos de estudos diversos e configuram-se como grandes desafios dessa etapa da educação básica. As taxas de abandono observadas entre os anos de 2007 a 2019, ainda que numa demonstração de queda nesse período, agravaram-se diante do quadro de pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais no ano de 2020. A pesquisa tem como objetivo geral analisar fatores associados que influenciam no abandono escolar no Ensino Médio, em tempos de pandemia, no contexto da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva. Com base nas ideias de autores como Bourdieu; Passeron (2009), Dubet (2004 e 2011), Freire (1991), Castel (1998), Laval (2019), Dayrell e Jesus (2016), Silva; Pelissari; Steimbach (2013) e Morin (2015) foi possível estabelecer um aporte teórico que servirá de base a esta dissertação. O presente trabalho configura-se em um estudo de caso qualitativo. Foi realizada uma análise documental, buscando-se descrever as políticas educacionais nacionais, estaduais e municipais, por meio das leis, decretos, pareceres e demais tipos de documentos. Para compreender o comportamento dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva, a produção de dados foi obtida por meio de um questionário online (Forms da Microsoft). Das questões dissertativas, foram selecionadas quatro categorias de análise: abandono escolar em 2020; sentimentos em relação ao ensino remoto; organização do estudo em casa (em tempos de pandemia) e incentivo para estudar por parte dos empregadores (em se tratando de alunos trabalhadores). Com o intuito de caracterizar fatores relacionados à pandemia nas falas dos docentes da escola, optou-se pela realização de um grupo focal. Da transcrição do grupo focal, foram selecionadas oito categorias de análise: recursos digitais, aulas síncronas e participação discente (Google Meet); abandono escolar durante a pandemia de Covid-19; domínio de ferramentas digitais docentes; modelos educacionais e autonomia discente; relação escola-comunidade escolar durante a pandemia; disponibilidade de recursos tecnológicos por parte de docentes e discentes para a realização das aulas remotas e sentimentos dos docentes em relação ao período
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vivido em 2020. Neste intrincado processo, a pandemia trouxe consequências diversas que contribuíram decisivamente para o aumento das desigualdades educacionais e para o agravamento do abandono escolar. Há que se ressaltar que, junto com a pandemia, uma série de fatores econômicos, sociais, culturais e emocionais, tecidos nesta rede complexa, atuaram de forma a agravar quadros de exclusão escolar que antes da pandemia já eram preocupantes. Esses novos elementos amplificaram e potencializaram as desigualdades, dando-lhes ainda mais destaque e escancarando algo que já deveria ter sido enfrentado de forma mais séria pelos governos, gestores, professores e pela sociedade como um todo.