Autor |
Limberger, Rafaela; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4684643613399556; |
Orientador |
Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0388501284300091; |
Co-orientador |
Duarte, Ariane dos Reis; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/7763182043285932; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Educandário Amparo Santa Cruz: “O lugar onde os filhos choram e as mães não escutam”, Porto Alegre (1940-1950); |
Resumo |
O estudo apresentado tem como foco a constituição do Educandário Amparo Santa Cruz, suas práticas disciplinares e cotidianas, com enfoque nas normas e regras de um espaço destinado a educação dos filhos dos internos com hanseníase nas décadas de 1940 a 1950, no Hospital Colônia de Itapuã (HCI). Os objetivos deste estudo foram: identificar e compreender como foi criado e executado o projeto do Educandário Amparo Santa Cruz; identificar e analisar as normas e regras presentes nesta instituição, assim como as práticas cotidianas enquanto espaço destinado à educação; problematizar a organização e o funcionamento do espaço do preventório e compreender a relação entre Hospital Colônia e Educandário. As metodologias utilizadas neste estudo foram a Análise Documental Histórica e a História Oral, os principais documentos mobilizados foram as memórias de duas mulheres, sendo uma delas uma enfermeira aposentada do HCI e a outra uma egressa do Educandário, o relatório do Amparo apresentado à 2ª Conferência de Assistência Social aos Leprosos na cidade do Rio de Janeiro em 1945, bem como dados estatísticos de ensino, boletins médicos, plantas arquitetônicas e fotografias. Fontes como jornais, ofícios da entidade e do Regulamento dos Preventórios brasileiros de 1941 também foram utilizados. Como base teórica, a pesquisa se inspira nos estudos foucaultianos e mobiliza, sobretudo, Goffman, Certeau, Pollak e Halbwachs. O estudo aponta para a seguintes reflexões: que o Educandário Amparo Santa Cruz vai além de uma instituição educacional, pois não só tinha como objetivo educar, mas também cuidar e zelar pelo bem-estar e saúde das crianças e adolescentes internados, caracterizando-se, portanto, como uma entidade com múltiplas funções. Ademais, o preventório teve seu espaço arquitetorial pensado exclusivamente para atender aos objetivos da instituição e suas políticas de isolamento e separação, usando dos preceitos de cuidado e de educação para justificar as práticas de funcionamento da mesma, que envolviam ainda acompanhamento médico regular e vigilância permanente. Referente à criação do Amparo Santa Cruz, o preventório estava completamente ligado ao Hospital Colônia de Itapuã, sendo que o educandário dependia do hospital para existir. Quanto às práticas educacionais, como técnicas agrícolas, de oficinas e atividades domésticas, essas se apresentam como uma forma de educar as crianças, sendo separadas por idade e gênero, com o intuito de prepará-las para viver em sociedade após a alta. Destaca-se, por fim, a importância das memórias orais para o corpus documental deste estudo, por enriquecer a pesquisa com informações que os documentos escritos não dão conta. Por meio delas, é possível compreender a questão da separação entre pais e filhos, em que as medidas profiláticas resultaram em um vínculo familiar frágil e que, mesmo que as crianças não tivessem a hanseníase, eram atingidas igualmente pelo estigma da doença.; |
Abstract |
The current research is focused on the constitution of the Educandário Amparo Santa Cruz, its educational practices and daily routines, with optics for regulation and rules of a space that is designated to attend the education of the residents’ children affected with Hansen’s disease during the decades of 1940 and 1950 at the Hospital Colônia de Itapuã. The objectives of this study are: to identify and comprehend how the project of the Educandário Amparo Santa Cruz was created; to identify and analyze the regulation and rules presents in this institution, as well as the daily practices as space destinated to education; contest its organization and the operation of the preventive space and comprehend the relations between the Hospital Colonia de Itapuã and the Educandário. The methodologies used in this study were historical document analysis and oral history. The main documents analyzed were the memories of two female former patients and an Amparo report introduced at the 2ª Conferência de Assistêncial Social aos Leprosos in the city of Rio de Janeiro in 1945. The report shows information of the preventive and statistical data regarding the education, medical reports, the architectural plan, and photographs. It was used sources like newspapers, reports, and documents from the Brazilian prevent regulation of 1941. As a theoretical background, this study is inspired by the Foucauldian studies as well as Goffman, Certeau, Pollak e Halbwachs. This research aims to bring the following reflections: the Educandário Amparo Santa Cruz goes forward as an educational institution for, beyond teaching, it had as purpose the care of the well being and health of the children and teenagers, building, therefore, a multiple doing entity. In addition, the preventive was architecturally planned only to answer to the institution’s objectives and its isolation and segregation rules, by using precepts of care and education to justify its functional practices including frequent medical assistance and permanent watch. Regarding Amparo Santa Cruz’s creation, the prevent was totally connected to the Hospital Colônia de Itapuã, therefore depending its exist on the hospital. As for its education practices, such as agricultural techniques, workshops, and domestic economy, these activities are viewed as a way to educate the children, as being separated by age and gender, to prepare them to live in society after adulthood. Lastly stands out the importance of these oral memories for the document corpus of this study, bringing to the research information which written documents would not be able to embrace. With these memories, it is possible to comprehend the segregation between relatives and their children in which the prophylactic norms result in a weak family bond and, although some children were not stricken by Hansen’s disease, they were equally hit by the disease stigma.; |
Palavras-chave |
Educandário Amparo Santa Cruz; Preventório; Hanseníase; Práticas disciplinares; Práticas cotidianas; Memória oral; Preventive space; Hansen’s disease; Disciplinary practices; Daily practices; Oral memory; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-03-30; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11805; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |