Resumo:
A presente tese objetivou analisar a percepção dos egressos do curso de Letras de uma
instituição de ensino da rede federal sobre a formação docente e sobre as repercussões do curso frente às possibilidades de reconfigurar práticas educativas com vistas à inovação. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e faz uso da triangulação de dados oriundos de: um questionário (realizado com dezoito egressos do curso), entrevistas individuais e semiestruturadas (com oito egressas selecionadas nesse universo) e dados do Grupo Focal (também com as oito egressas selecionadas). Os dados levantados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdo. A análise teve como base a tríade dos estudos teóricos sobre a formação de professores, os estudos curriculares e, de forma articulada a eles, os aportes teóricos sobre a inovação. O referencial teórico utilizado nas reflexões sobre a formação de professores quanto aos seus traços históricos, às suas políticas curriculares e à contextualização do tema na contemporaneidade, sob a lógica do neoliberalismo e as reformas educacionais, tem como base autores como: Gatti (2009, 2010), Charlot (2013), Santos e Diniz-Pereira (2016) e Pacheco e Pestana (2014). Além desse cenário, buscou-se tratar da sua relação com o currículo, tomando como base os estudos de Moreira e Candau (2007), J. A. Pacheco (2014) e Sacristán (2013). Para finalizar, abordou-se a inovação educativa mediante um mapeamento do seu conceito e dos sentidos que têm sido engendrados na literatura contemporânea, a partir do diálogo teórico com Cunha (1998, 2006), Carbonell (2002, 2017) e Sancho-Gil (2018). A pesquisa viabilizou identificar que o curso de Letras possibilitou a construção do conhecimento profissional docente através de uma perspectiva emancipatória que mobilizou reconfigurações nas práticas educativas dos egressos em direção à inovação. Essas reconfigurações estão articuladas à trajetória formativa dialógica e reflexiva embasada em conhecimentos profissionais docentes construídos mediante a relação entre a teoria e a prática. A pesquisa evidenciou que essa trajetória formativa mostrou-se engendrada às experiências vivenciadas em práticas educativas inovadoras desenvolvidas no curso de Letras que romperam com a forma
tradicional de ensinar e aprender, possibilitaram a reconfiguração dos saberes e a reorganização da relação teoria e prática.