Autor |
Locatelli, Tiago; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9357556847335044; |
Orientador |
Sommer, Luís Henrique; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0019776177554544; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Entre a universidade e a escola: um estudo sobre estratégias de inserção de estudantes de educação física no território da escola durante a formação inicial; |
Resumo |
Esta dissertação tematiza a formação inicial do professor de Educação Física. O
foco de pesquisa é a inserção do estudante de Educação Física no território da
escola ao longo da formação inicial. Os objetivos do estudo foram: a) compreender e
discutir como ocorre a inserção do acadêmico de Educação Física no ambiente da
escola; b) descrever e analisar estratégias dos cursos de Educação Física para a
inserção dos seus estudantes ao território da escola ao longo do processo de
formação inicial; c) cotejar o entendimento de coordenadores de curso e alunos
acerca da produtividade de tais estratégias para a formação do professor de
Educação Física; d) contribuir para a produção de conhecimento sobre a formação
inicial do professor de Educação Física. O campo empírico de pesquisa foi composto
por dois cursos de licenciatura em Educação Física do estado do Rio Grande do Sul
e os sujeitos de pesquisa foram seis acadêmicos e dois coordenadores de curso da
licenciatura em Educação Física de duas universidades privadas gaúchas. As
informações advindas da pesquisa empírica foram coletadas por meio do
instrumento da entrevista que seguiu o modelo semiestruturado. Para a
apresentação dos resultados e na análise das informações prevalecem
especialmente os aspectos qualitativos, construídos a partir da seguinte
triangulação: subjetividade do pesquisador; campo empírico de pesquisa; referencial
teórico do estudo. Os dados apontam que as principais estratégias de inserção são:
a) aplicar aulas para os colegas de curso; b) turma de alunos/crianças frequentando
a universidade para que os acadêmicos exercitem a docência; c) estudante vai até a
escola e aplica aulas durante meio turno para determinada turma; d) acadêmico
consegue quatro ou cinco crianças para aplicar atividades na universidade; e)
estágios curriculares obrigatórios; f) jamborees; g) busca de escolas para atuação,
de modo independente pelos acadêmicos; h) horas de observação; i) estágios não
obrigatórios; j) estágios obrigatórios em duplas; l) Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência. As análises apontam para o entendimento de que as
estratégias de inserção contribuíram positivamente para a entrada do estudante de
Educação Física no universo da escola. Apesar de algumas seguirem um modelo
simplificado de realização, tendo a premissa de “jogar” o estudante de Educação
Física para dentro da escola, estas não representam o consenso. Porém, cabe
destacar a estrutura e o planejamento de outras, com a participação da
universidade, pois não são estratégias solitárias realizadas exclusivamente por conta
dos estudantes, tendo o mínimo de acompanhamento e debate com o professor
universitário, além de um pequeno ritual de entrada e saída desse contexto escolar.
Por fim, observou-se que uma das principais estratégias de inserção utilizada pelas
universidades e, constatada na realização da pesquisa empírica, são os estágios
curriculares obrigatórios.; |
Abstract |
This dissertation studies the initial training of the Physical Education teachers. The
research is focused on the inclusion of Physical Education studentswithin the school
and throughout the initial training. The objectives of the present study were: a)
understand and discuss how the PE academics insertion occurs in the school
environment; b) describe and analyze the strategies of Physical Education courses in
order to include them into the school’s territory throughout the process of initial
training; c) collate the understanding of the course coordinators and students about
the productivity of such strategies for training teachers of Physical Education; d)
contribute to the production of knowledge about the initial training of Physical
Education teacher. The empirical field research was composed of two undergraduate
courses in Physical Education of the state of Rio Grande do Sul and the research
subjects were six academics and two course coordinators of degree in Physical
Education from two private universities of Rio Grande do Sul. The information derived
from empirical research was collected through semi-structured interview method. The
presentation of the results and analysis of the information, especially prevalent
qualitative aspects, were built from the following triangulation: the researcher's
subjectivity; empirical field research; theoretical study. The data indicates that the
main integration strategies are: a) apply lessons to fellow students; b) class of
students / children attending the university for the academic exercise teaching; c)
student goes to school and apply for part-time lessons for a specific class; d) the
academic takes four or five children to implement activities in the university
environment; e) mandatory curricular internship; f) jamborees; g) search for schools
to act in an independent manner by academics; h) hours of observation; i) nonmandatory
internships; j) required internships in pairs; l) institutional scholarship
program for beginning teachers. The analysis points that the integration strategies
contributed positively to the physical education student entry in the school universe.
Although some of them follow a simplified model of achievement, under the premise
of "throwing" the student of Physical Education into the school, I emphasize that
these do not represent the consensus. However, it is important to highlight the
structure and planning of others with the participation of the university, because these
are not solitary strategies conducted exclusively by the students having minimal
scrutiny and debate with the professor, besides performing a small ritual in and out of
the school’s context. Finally, it was observed that one of the main integration
strategies used by universities is found in conducting empirical researches are the
required internships.; |
Palavras-chave |
Formação inicial de professores; Licenciatura em Educação Física; Escola; Initial teacher training; Degree in Physical Education; School; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2013-03-07; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11580; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |