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Entre a universidade e a escola: um estudo sobre estratégias de inserção de estudantes de educação física no território da escola durante a formação inicial

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Autor Locatelli, Tiago;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9357556847335044;
Orientador Sommer, Luís Henrique;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0019776177554544;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Entre a universidade e a escola: um estudo sobre estratégias de inserção de estudantes de educação física no território da escola durante a formação inicial;
Resumo Esta dissertação tematiza a formação inicial do professor de Educação Física. O foco de pesquisa é a inserção do estudante de Educação Física no território da escola ao longo da formação inicial. Os objetivos do estudo foram: a) compreender e discutir como ocorre a inserção do acadêmico de Educação Física no ambiente da escola; b) descrever e analisar estratégias dos cursos de Educação Física para a inserção dos seus estudantes ao território da escola ao longo do processo de formação inicial; c) cotejar o entendimento de coordenadores de curso e alunos acerca da produtividade de tais estratégias para a formação do professor de Educação Física; d) contribuir para a produção de conhecimento sobre a formação inicial do professor de Educação Física. O campo empírico de pesquisa foi composto por dois cursos de licenciatura em Educação Física do estado do Rio Grande do Sul e os sujeitos de pesquisa foram seis acadêmicos e dois coordenadores de curso da licenciatura em Educação Física de duas universidades privadas gaúchas. As informações advindas da pesquisa empírica foram coletadas por meio do instrumento da entrevista que seguiu o modelo semiestruturado. Para a apresentação dos resultados e na análise das informações prevalecem especialmente os aspectos qualitativos, construídos a partir da seguinte triangulação: subjetividade do pesquisador; campo empírico de pesquisa; referencial teórico do estudo. Os dados apontam que as principais estratégias de inserção são: a) aplicar aulas para os colegas de curso; b) turma de alunos/crianças frequentando a universidade para que os acadêmicos exercitem a docência; c) estudante vai até a escola e aplica aulas durante meio turno para determinada turma; d) acadêmico consegue quatro ou cinco crianças para aplicar atividades na universidade; e) estágios curriculares obrigatórios; f) jamborees; g) busca de escolas para atuação, de modo independente pelos acadêmicos; h) horas de observação; i) estágios não obrigatórios; j) estágios obrigatórios em duplas; l) Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. As análises apontam para o entendimento de que as estratégias de inserção contribuíram positivamente para a entrada do estudante de Educação Física no universo da escola. Apesar de algumas seguirem um modelo simplificado de realização, tendo a premissa de “jogar” o estudante de Educação Física para dentro da escola, estas não representam o consenso. Porém, cabe destacar a estrutura e o planejamento de outras, com a participação da universidade, pois não são estratégias solitárias realizadas exclusivamente por conta dos estudantes, tendo o mínimo de acompanhamento e debate com o professor universitário, além de um pequeno ritual de entrada e saída desse contexto escolar. Por fim, observou-se que uma das principais estratégias de inserção utilizada pelas universidades e, constatada na realização da pesquisa empírica, são os estágios curriculares obrigatórios.;
Abstract This dissertation studies the initial training of the Physical Education teachers. The research is focused on the inclusion of Physical Education studentswithin the school and throughout the initial training. The objectives of the present study were: a) understand and discuss how the PE academics insertion occurs in the school environment; b) describe and analyze the strategies of Physical Education courses in order to include them into the school’s territory throughout the process of initial training; c) collate the understanding of the course coordinators and students about the productivity of such strategies for training teachers of Physical Education; d) contribute to the production of knowledge about the initial training of Physical Education teacher. The empirical field research was composed of two undergraduate courses in Physical Education of the state of Rio Grande do Sul and the research subjects were six academics and two course coordinators of degree in Physical Education from two private universities of Rio Grande do Sul. The information derived from empirical research was collected through semi-structured interview method. The presentation of the results and analysis of the information, especially prevalent qualitative aspects, were built from the following triangulation: the researcher's subjectivity; empirical field research; theoretical study. The data indicates that the main integration strategies are: a) apply lessons to fellow students; b) class of students / children attending the university for the academic exercise teaching; c) student goes to school and apply for part-time lessons for a specific class; d) the academic takes four or five children to implement activities in the university environment; e) mandatory curricular internship; f) jamborees; g) search for schools to act in an independent manner by academics; h) hours of observation; i) nonmandatory internships; j) required internships in pairs; l) institutional scholarship program for beginning teachers. The analysis points that the integration strategies contributed positively to the physical education student entry in the school universe. Although some of them follow a simplified model of achievement, under the premise of "throwing" the student of Physical Education into the school, I emphasize that these do not represent the consensus. However, it is important to highlight the structure and planning of others with the participation of the university, because these are not solitary strategies conducted exclusively by the students having minimal scrutiny and debate with the professor, besides performing a small ritual in and out of the school’s context. Finally, it was observed that one of the main integration strategies used by universities is found in conducting empirical researches are the required internships.;
Palavras-chave Formação inicial de professores; Licenciatura em Educação Física; Escola; Initial teacher training; Degree in Physical Education; School;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-03-07;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11580;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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