Resumen:
Esta dissertação tematiza a formação inicial do professor de Educação Física. O
foco de pesquisa é a inserção do estudante de Educação Física no território da
escola ao longo da formação inicial. Os objetivos do estudo foram: a) compreender e
discutir como ocorre a inserção do acadêmico de Educação Física no ambiente da
escola; b) descrever e analisar estratégias dos cursos de Educação Física para a
inserção dos seus estudantes ao território da escola ao longo do processo de
formação inicial; c) cotejar o entendimento de coordenadores de curso e alunos
acerca da produtividade de tais estratégias para a formação do professor de
Educação Física; d) contribuir para a produção de conhecimento sobre a formação
inicial do professor de Educação Física. O campo empírico de pesquisa foi composto
por dois cursos de licenciatura em Educação Física do estado do Rio Grande do Sul
e os sujeitos de pesquisa foram seis acadêmicos e dois coordenadores de curso da
licenciatura em Educação Física de duas universidades privadas gaúchas. As
informações advindas da pesquisa empírica foram coletadas por meio do
instrumento da entrevista que seguiu o modelo semiestruturado. Para a
apresentação dos resultados e na análise das informações prevalecem
especialmente os aspectos qualitativos, construídos a partir da seguinte
triangulação: subjetividade do pesquisador; campo empírico de pesquisa; referencial
teórico do estudo. Os dados apontam que as principais estratégias de inserção são:
a) aplicar aulas para os colegas de curso; b) turma de alunos/crianças frequentando
a universidade para que os acadêmicos exercitem a docência; c) estudante vai até a
escola e aplica aulas durante meio turno para determinada turma; d) acadêmico
consegue quatro ou cinco crianças para aplicar atividades na universidade; e)
estágios curriculares obrigatórios; f) jamborees; g) busca de escolas para atuação,
de modo independente pelos acadêmicos; h) horas de observação; i) estágios não
obrigatórios; j) estágios obrigatórios em duplas; l) Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência. As análises apontam para o entendimento de que as
estratégias de inserção contribuíram positivamente para a entrada do estudante de
Educação Física no universo da escola. Apesar de algumas seguirem um modelo
simplificado de realização, tendo a premissa de “jogar” o estudante de Educação
Física para dentro da escola, estas não representam o consenso. Porém, cabe
destacar a estrutura e o planejamento de outras, com a participação da
universidade, pois não são estratégias solitárias realizadas exclusivamente por conta
dos estudantes, tendo o mínimo de acompanhamento e debate com o professor
universitário, além de um pequeno ritual de entrada e saída desse contexto escolar.
Por fim, observou-se que uma das principais estratégias de inserção utilizada pelas
universidades e, constatada na realização da pesquisa empírica, são os estágios
curriculares obrigatórios.