Autor |
Decothé Junior, Joel Francisco; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0275983961321105; |
Orientador |
Helfer, Inácio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5246255686057823; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Significados da secularização e lugar das religiões na esfera pública na perspectiva da cidadania complexa; |
Resumo |
O debate sobre os significados da secularização e o lugar das religiões na esfera pública moderna é o objetivo central desta investigação. Para tal, se reconstituiu inicialmente elementos teóricos elucidativos sobre o tema a partir dos pensamentos de Jürgen Habermas e Charles Taylor. A partir daí tomei como aporte para justificação de minha avaliação e posição no referido debate, a noção de cidadania complexa aportada por Adela Cortina como interpretação complementar às posições dos filósofos mencionados acima na discussão filosófica em pauta. Neste contexto, a questão que move minha argumentação nesta pesquisa é a seguinte: quais são os significados da secularização e o lugar das religiões na esfera pública moderna à luz de Habermas, Taylor e Cortina? Para tanto, num primeiro momento, procurou-se reconstruir algumas premissas gerais constitutivas dos significados da secularização e do lugar das religiões na esfera pública no âmbito da tradição cultural secular da modernidade ocidental. Em seguida, apresentou-se a análise da posição de Habermas sobre a constelação e o significado do lugar das religiões na esfera pública pós-secular moderna. Adiante, reconstruo o argumento, sobre o significado de se viver numa era secular e qual seja o lugar das religiões na esfera pública moderna, segundo Taylor. Na sequência, busco compreender a posição de Cortina sobre a sua concepção de sociedade secular e o lugar das religiões na esfera pública dentro do diapasão conceitual de cidadania complexa. Por fim, estudo especificamente às implicações éticas sobre o lugar das religiões na esfera pública moderna (pós) secular, cotejando as nuances das posições de Habermas como tradução dos potenciais conteúdos semânticos das linguagens religiosas, para os modelos de linguagens seculares. Procuro adiante entender a posição de Taylor sobre a plenitude como sentido designativo da vida numa era secular. E, por fim, explicito a posição a qual eu me associo conceitualmente no debate que é a proposta da ética civil em face das fontes religiosas, tendo como base a perspectiva da concepção de cidadania complexa com o objetivo de defender que tal noção, se apresenta como o modo mais adequado, hoje, de se interpretar os desafios de constituição da forma de vida cidadã complexa na coexistência entre agentes religiosos e seculares, diante do fenômeno conflituoso do pluralismo cultural e moral existente nas democracias contemporâneas da modernidade ocidental secularizada.; |
Abstract |
The debate about the meaning of secularization and the place of religions in the modern public sphere is the central objective of this investigation. For this, I initially reconstituted the elucidative theoretical elements about the subject from the theories of Jürgen Habermas and Charles Taylor. From this, I took as contribution for the justification of my evaluation and position in this debate the notion of complex citizenship contributed by Adela Cortina as a complementary interpretation with the position of the philosophers mentioned above in the main philosophical discussion. In this context, the question that moves my argumentation in this research is the following: which are the meanings of the secularization and the place of religions in the modern public sphere at the light of Habermas, Taylor and Cortina? For this, in the first moment, I sought to rebuild some general constitutive premises about the meanings of secularization and the place of religions in the public sphere within the scope of the cultural secular tradition in the westerly modernity. Then, I introduced the analysis of Habermas position about the constellation and the place of religions in the modern post-secular sphere. After this, I rebuild the argument about the meaning of living in a secular era and the place of religions in the public sphere, according to Taylor. In sequence, I seek to comprehend Cortina’s positions about its conception of secular society and the place of religions in the public sphere inside the conceptual standard of complex citizenship. Lastly, I mainly study the ethical implications about the place of religions in the (post) secular public modern sphere, relating the nuances of Habermas position as the translation of the potential semantic content of the religious languages to the secular language models. I seek forward to understand Taylor’s position about plenitude as a designative meaning of life in a secular era. And, lastly, I explain the position which I associate myself conceptually in this debate, that is the proposal of civil ethics in the face of the religious sources, having as a foundation the perspective of complex citizenship as a conception with the objective of defending that this notion presents itself as the most adequate way, currently, of interpreting the challenges of the ways of constitution of complex citizen life, coexisting between religious and secular agents against the conflicting phenomenon of cultural and moral pluralism in the contemporary democracies of the western secularized modernity.; |
Palavras-chave |
Secularização; Lugar das religiões; Esfera pública; Cidadania complexa; Secularization; Place of religions; Public sphere; Complex citizenship; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2022-03-21; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11491; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia; |