Resumo:
Esta pesquisa investigou processos pedagógicos que emergem das experiências e práticas do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Migrações da UFRGS (NEPEMIGRA) e suas potencialidades para a formação da cidadania em perspectiva global. A escolha do tema deveu-se à compreensão de que as relações dialógicas entre as práticas de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo NEPEMIGRA podem configurar-se enquanto um processo formativo fortemente pautado pelo protagonismo estudantil, pela participação e pela coprodução do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi analisar a experiência do NEPEMIGRA a partir das relações entre ensino, pesquisa e extensão para a formação da cidadania em perspectiva global. A Teoria Fundamentada nos Dados, seguindo os pressupostos de Kathy Charmaz, foi adotada como abordagem para a construção de um estudo guiado pela lógica abdutiva, que combinou entrevistas e análises documentais para responder à seguinte questão: quais as contribuições do NEPEMIGRA para a formação da cidadania em perspectiva global? A análise de dados permitiu compreender as experiências e práticas do Núcleo a partir de quatro dimensões: a) dimensão pedagógica; b) dimensão política; c) dimensão comunitária; d) dimensão do planejamento processual e interventivo. Da relação estabelecida entre elas, foi possível concluir que o Núcleo se constitui enquanto movimento de internacionalização, enquanto exercício de interação dialógica e prática intercultural; que as parcerias interinstitucionais e a produção de conhecimento interdisciplinar se articulam para promover impacto na formação dos estudantes e transformação social; que a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão é principio pedagógico de intervenção no mundo e incidência política; que a igualdade epistêmica é o pressuposto metodológico para o interconhecimento e que a mediação pedagógica construída a partir destes elementos é o que caracteriza a cidadania em perspectiva global presente no processo de formação coletiva promovido pelo Núcleo.