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Ẽmin ẽg mỹ há - Caminhos de bem viver: projetos-de-vida das Tytãg e Kyrũ Kanhgág (Kaingang) na comunidade Por Fi Ga em São Leopoldo-RS

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metadataTrad.dc.contributor.author Amorim, Gabriel Chaves;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2316175296685346;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Veronese, Marília Veríssimo;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9561090934034324;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Ẽmin ẽg mỹ há - Caminhos de bem viver: projetos-de-vida das Tytãg e Kyrũ Kanhgág (Kaingang) na comunidade Por Fi Ga em São Leopoldo-RS;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho apresenta-se na forma de um balaio sobre os projetos-de-vida das juventudes da comunidade indígena Por Fi Ga, em São Leopoldo-RS. Como resultados, teorizamos que os projetos individuais convergem em produção de subjetividades comuns. Esse grande projeto-de-comunidade refere-se a valores de organização da vida comunitária e econômica, através do rãnhrãj/trabalho junto dos régre/parentes. Na roça e no artesanato, a juventude emancipa-se e constrói a si como sujeitos. Para chegar à tal definição, procedeu-se a vinte (20) momentos etnográficos, sistematizados, transcritos e trançados junto à teoria social. A (etno)metodologia “jykre tãn/dono do conhecimento”, analisa a acepção de categorias sociológicas, mas apoiando-se na cosmologia kanhgág. Esse vafy/trançado de teorias sul-epistemológicas pretende-se como justiça cognitiva, promoção da ecologia dos saberes e emergências emancipatórias.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation is presented in the form of a ‘basket’ on the life projects of the youths of the Por Fi Ga indigenous community, in the city of São Leopoldo, Brazil. As a result, we theorize that individual projects converge in the production of common subjectivities. This embracing project-of-community refers to values of organization of community and economic life, through the rãnhrãj/work with the régre/relatives. In the agriculture and crafts, indigenous youth emancipate themselves and build themselves as subjects. To reach such definition, twenty (20) ethnographic moments were carried out, systematized, transcribed and ‘woven’ together with social theory. The (ethno)methodology “jykre tãn/owner of knowledge” analyzes the meaning of sociological categories but based on kanhgág cosmology. This vafy/braiding of south-epistemological theories is intended to promote cognitive justice, ecology of knowledge and emancipatory emergences.;
metadataTrad.dc.subject Kaingang; Projetos de vida; Economia social solidária; Emancipação; Ecologia dos saberes; Life projects; Social and solidarity economy; Emancipation; Ecology of knowledge;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-02-21;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11467;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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