RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Flexibilização curricular, aprender a aprender, responsabilização individual e meritocracia: análise crítica de políticas educacionais brasileiras (1996-2021)

Mostrar registro simples

Autor Pizolati, Audrei Rodrigo da Conceição;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0915310669117432;
Orientador Dal'Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Flexibilização curricular, aprender a aprender, responsabilização individual e meritocracia: análise crítica de políticas educacionais brasileiras (1996-2021);
Resumo Considerando o contexto neoliberal no presente e suas implicações na formação do/a estudante, examina-se a educação em seu modo mais amplo, em que o mundo do trabalho e a geração de renda, fundamentados na meritocracia e na aprendizagem ao longo da vida, ressignificam as práticas docente e discente. Para tanto, alicerçado teórica e metodologicamente nos Estudos das Políticas Educacionais, História da Educação, História do Tempo Presente e Estudos em Docência, em articulação com o Pós-Estruturalismo, procede-se à pesquisa documental dos marcos legais subsequentes à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Sendo assim, assume-se a estrutura de Tese em artigos: A instituição da racionalidade neoliberal nas políticas educacionais brasileiras a partir dos princípios “continuar aprendendo” e “aprender a aprender”; A Influição do Discurso Neoliberal na Governamentalidade Pedagógica no Brasil Contemporâneo; e, A configuração das relações de ensino e de aprendizagem e o exercício da docência na conjectura de livre-mercado. Na pesquisa, analisa-se o princípio “aprender a aprender” que enseja modelar o indivíduo consoante à racionalidade neoliberal. Neste cenário, o/a professor/a torna-se coadjuvante da aprendizagem, em que o currículo e o protagonismo discente devam figurar e sobressair em relação à prática docente. Com base nisto, a responsabilização individual torna-se um imperativo uma vez que o/a educando/a almeja uma formação única e atrativa ao mercado, cuja centralidade de sua condução educacional concerne no empresariamento/empreendedorismo de si. A prerrogativa toyotista que substituiu o fordismo no modelo de gestão socioeconômica tem influenciado a formação do indivíduo em consonância com o que apregoa a discursividade empresarial — produção em rede, multiespecialização de si, flexibilidade e responsividade em sua gerência de vida, que resulta em sua (des)filiação social a partir da inserção no mundo do trabalho e à geração de renda. À vista disto, a escola passa a orbitar o mundo do trabalho e a geração de renda, na qual defende-se a seguinte Tese: “na Contemporaneidade, as políticas educacionais brasileiras operam na constituição dos processos de ensino e aprendizagem, que buscam formar o/a jovem estudante para o mercado de trabalho e a geração de renda, por meio de um governamento político e pedagógico que configuram as práticas educativas na perspectiva da flexibilização curricular, do aprender a aprender, da responsabilização individual e da meritocracia”.;
Abstract Considering the current neoliberal context and its implications for student education, education is examined in its broadest sense, in which the world of work and income generation, based on meritocracy and lifelong learning, they give new meaning to teaching and student practices. Therefore, based theoretically and methodologically on the Studies of Educational Policies, History of Education, History of the Present Time and Studies in Teaching, in conjunction with Post-Structuralism, a documental research is carried out on the legal frameworks subsequent to the Law of Directives and Bases of National Education (1996). Therefore, the Thesis structure in articles is assumed: The institution of neoliberal rationality in Brazilian educational policies based on the principles “continue learning” and “learn to learn”; The Influence of Neoliberal Discourse on Pedagogical Governmentality in Contemporary Brazil; and, The configuration of teaching and learning relationships and the exercise of teaching in the free-market conjecture. In the search, the principle “learn to learn” is analyzed, which gives the opportunity to model the individual according to neoliberal rationality. In this scenario, the teacher becomes an adjunct to learning, in which the curriculum and student protagonism must figure and stand out in relation to teaching practice. Based on this, individual accountability becomes imperative since the student seeks a unique and attractive training for the market, whose centrality of their educational conduct concerns their entrepreneurship/entrepreneurship. The Toyotist prerogative that replaced Fordism in the socioeconomic management model has influenced the formation of the individual in line with what business discursivity preaches — network production, multi-specialization of the self, flexibility and responsiveness in their life management, which results in their ( lack of social affiliation from the insertion in the world of work and income generation. In view of this, the school begins to orbit the world of work and income generation, in which the following Thesis is defended: "in contemporary times, Brazilian educational policies operate in the constitution of teaching and learning processes, which seek to form the /a young student for the job market and income generation, through a political and pedagogical government that configure educational practices from the perspective of curriculum flexibility, learning to learn, individual accountability and meritocracy”;
Palavras-chave Políticas educacionais; Ensino e aprendizagem; Ensino médio; Flexibilização curricular; Meritocracia; Educational Policies; Teaching and learning; High school; Curriculum flexibility; Meritocracy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-03-14;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11422;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística