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Inclusão e desigualdades escolares em estatísticas educacionais pós-Constituição Federal de 1988

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Autor Enzweiler, Deise Andréia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2708237054125840;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Inclusão e desigualdades escolares em estatísticas educacionais pós-Constituição Federal de 1988;
Resumo O objetivo central da Tese é analisar como se articulam inclusão e desigualdades escolares em estatísticas educacionais no período pós Constituição Federal de 1988. A materialidade analisada compreende estatísticas educacionais agrupadas em gráficos, figuras e tabelas produzidos e/ou divulgados por órgãos nacionais e internacionais no campo das políticas educacionais. O foco analítico direciona-se aos indicadores de acesso, permanência e desempenho nas trajetórias pela Educação Básica. O período analisado toma como marco normativo a Constituição Federal (CF) de 1988 e a garantia da educação como direito social. O objeto de estudo compreende uma articulação temática entre inclusão, aprendizagem e desigualdades escolares desde o campo educacional, pedagógico e da sociologia da educação. Para tal, estabelece a articulação como principal operador metodológico. À luz das desigualdades escolares, conclui-se que elas diminuem no que concerne ao acesso. Entretanto, permanência e desempenho evidenciam que as desigualdades se mantem e se intensificam pelas trajetórias na Educação Básica. Considerando variáveis como raça/etnia, renda e localização, identificam-se, no mínimo, três mecanismos que exemplificam trajetórias não exitosas na Educação Básica: in/exclusões, expulsões e permanências precárias. Conclui-se que, se outrora a escola era espaço para poucos, na escola democratizada a seleção é endógena e intrínseca aos processos de inclusão. A inclusão na relação com as desigualdades escolares opera desde a manutenção de um equilíbrio instável entre grupos e condições marcados por múltiplas desigualdades: longe de atingir uma condição de igualdade, as desigualdades se distanciam — ora mais, ora menos — do que poderia ser considerado um marco de equilíbrio, metaforicamente compreendido como uma condição de igualdade.;
Abstract This thesis's main objective is to analyze how inclusion and school inequalities are articulated in educational statistics after the Federal Constitution of 1988. The analyzed materials cover educational statistics in groups of graphics, figures, and tables produced and/or shared by national and international agencies on the educational policies field. The analytical focus is the indicators of access, permanence, and performance in the Basic Education trajectories. The analyzed period takes as begins with the normative mark of the Federal Constitution (FC) of 1988 and the guarantee of education as a social right. The study objective embraces a thematic articulation between inclusion, learning, and school inequalities from the educational field to the sociology of education. For this purpose, it establishes an articulation as the main methodological tool. In the light of the school inequalities, it is concluded that they decrease when it comes to access to. However, permanence and performance highlight the inequalities that remain and increase by the Basic School trajectories. Considering variables such as race/ethnicity, income, and location, are identified, at least, three mechanisms that exemplify nonsuccessful trajectories in Basic Education: in/exclusion, expulsion, and precarious stays. It concludes that, if once the school was a place for few people, on the democratized school the selection is endogenous and inherent to the inclusion process. Concerning the school inequalities, the inclusion operates since the maintenance of an unstable balance, between groups and conditions tagged by multiples inequalities: far from achieving equality conditions, the inequalities lose touch – sometimes more, sometimes less – than it could be considered as a mark of equilibrium, metaphorically understood as an equality condition.;
Palavras-chave Desigualdades escolares; Estatísticas educacionais; Expulsões; In/exclusão; Precariedade; Scholar inequalities; Educational statistics; Expulsion; In/exclusion; Precariousness;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-02-22;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11117;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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