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Gestão da permanência no ensino superior: mapeamento de estudos sobre evasão e ações de permanência

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Autor Ramos Junior, Juarez Moraes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6325068237102186;
Orientador Jacobus, Artur Eugênio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão da permanência no ensino superior: mapeamento de estudos sobre evasão e ações de permanência;
Resumo A evasão é um dos maiores problemas do ensino superior brasileiro, resultando em um grande desafio para alunos, instituições e sociedade. O presente trabalho tem o objetivo geral de reunir, sistematizar e analisar informações de pesquisas sobre o fenômeno da evasão que possam contribuir com a gestão da permanência no ensino superior. A metodologia definida foi exploratória-descritiva, adotando-se a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em periódicos brasileiros, dos últimos 10 anos, em idioma português e revisado por pares. Foram mapeados 149 artigos, cujo campo empírico abrange as discussões do tema evasão e experiências de ações de permanência. Os artigos mapeados apresentaram múltiplos fatores de evasão vinculados a alunos, instituição e aspectos externos. Destacam-se a predominância de artigos sobre instituições públicas, os poucos artigos que abordam o ensino a distância e a existência de apenas oito artigos com relatos de experiências de ações visando ampliar a permanência dos estudantes no ensino superior. Este estudo apresenta, ainda, como produto, um conjunto de subsídios que podem contribuir para a atuação de gestores educacionais. Observou-se a eficácia de programas públicos de financiamento e assistência estudantil, bem como das ações afirmativas, contrastando-se com poucas políticas de inclusão para as pessoas deficientes e novos grupos vulneráveis, como a comunidade LGBTQIA+. Percebeu-se ainda a importância de investimento público em políticas educacionais que mantenham os alunos no ensino superior público e privado.;
Abstract Dropout is one of the biggest problems in Brazilian higher education, resulting in a great challenge for students, institutions, and society. The present work has the general objective of gathering, systematizing, and analyzing information from research on the phenomenon of dropout that can contribute to the management of permanence in higher education. The defined methodology was exploratory-descriptive, adopting the bibliographical research of articles published in Brazilian periodicals, from the last 10 years, in Portuguese and peer-reviewed. A total of 149 articles were mapped whose empirical field encompassed discussions on the topic of dropouts and experiences of permanence actions. The mapped articles presented multiple dropout factors linked to students, institution, and external aspects. The predominance of articles on public institutions, the few articles that address distance education and the existence of only eight articles with reports of experiences of actions to extend the permanence of students in higher education stand out. This study also presents, as a product, a set of subsidies that can contribute to the performance of educational managers. The effectiveness of public student financing and assistance programs, as well as affirmative action, was observed, contrasting with few inclusion policies for people with disabilities and new vulnerable groups, such as the LGBTQIA+ community. The importance of public investment in educational policies that maintain students in public and private higher education was also perceived.;
Palavras-chave Ensino superior; Gestão da permanência; Evasão; Gestão educational; Higher education; Permanence management; Dropout; Educational management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-12-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10916;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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