Resumo:
A evasão é um dos maiores problemas do ensino superior brasileiro, resultando em um grande desafio para alunos, instituições e sociedade. O presente trabalho tem o objetivo geral de reunir, sistematizar e analisar informações de pesquisas sobre o fenômeno da evasão que possam contribuir com a gestão da permanência no ensino superior. A metodologia definida foi exploratória-descritiva, adotando-se a pesquisa bibliográfica de artigos publicados em periódicos brasileiros, dos últimos 10 anos, em idioma português e revisado por pares. Foram mapeados 149 artigos, cujo campo empírico abrange as discussões do tema evasão e experiências de ações de permanência. Os artigos mapeados apresentaram múltiplos fatores de evasão vinculados a alunos, instituição e aspectos externos. Destacam-se a predominância de artigos sobre instituições públicas, os poucos artigos que abordam o ensino a distância e a existência de apenas oito artigos com relatos de experiências de ações visando ampliar a permanência dos estudantes no ensino superior. Este estudo apresenta, ainda, como produto, um conjunto de subsídios que podem contribuir para a atuação de gestores educacionais. Observou-se a eficácia de programas públicos de financiamento e assistência estudantil, bem como das ações afirmativas, contrastando-se com poucas políticas de inclusão para as pessoas deficientes e novos grupos vulneráveis, como a comunidade LGBTQIA+. Percebeu-se ainda a importância de investimento público em políticas educacionais que mantenham os alunos no ensino superior público e privado.