Autor |
Landim, Glauco Félix Teixeira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3116455139383318; |
Orientador |
Jacobus, Artur Eugênio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3554354139881137; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A educação humanística na proposta pedagógica inaciana: uma discussão frente aos desafios da sociedade contemporânea; |
Resumo |
A principal motivação desta pesquisa foi a necessidade de se buscar pistas para que o Colégio São Francisco Xavier, da Rede Jesuíta de Educação básica, atento ao seu contexto e a partir dos desafios atuais, possa seguir em seu caminho de inovação, buscando que sua prática educativa seja efetivamente integral e integradora, segundo a tradição educativa jesuítica. O objetivo geral foi compreender como se manifesta o aspecto humanístico nos documentos da área educacional da Companhia de Jesus bem como na percepção dos docentes, alunos e dos egressos, de modo a proporcionar uma reflexão que possibilite ao Colégio São Francisco Xavier construir um caminho que seja coerente com esses princípios e ao mesmo tempo em diálogo com o contexto educacional atual. Em termos metodológicos, o trabalho se identifica como qualitativo, tendo utilizado questionários com professores, estudantes e egressos do Colégio São Francisco Xavier, além da pesquisa documental como instrumentos de coleta de dados. A partir do desenvolvimento deste trabalho, percebe-se que a instituição se encontra em um caminho promissor no cumprimento de sua missão. Um exemplo disso é o seu empenho em implementar as orientações do PEC – Projeto Educativo Comum (RJE, 2016), o que possibilitou uma ampla renovação das práticas educativas, do currículo e até mesmo dos ambientes físicos do colégio. Entretanto, também se concluiu que existem aspectos pertinentes a serem observados com atenção para que o colégio permaneça avançando em sua proposta de aprendizagem, como promover uma gestão cada vez mais participativa, realizar uma reflexão séria e aprofundada sobre o currículo escolar, e operacionalizar, de modo cada vez mais efetivo, a articulação entre as dimensões acadêmica e pastoral no colégio jesuíta. Por fim, a presente pesquisa oferece à equipe gestora do Colégio São Francisco Xavier, como proposta de intervenção, um conjunto de recomendações que visam contribuir com o processo de construção de seu projeto político-pedagógico.; |
Abstract |
The main motivation for this research was the need to seek indications so that Colégio São Francisco Xavier, of the Jesuit Network of Basic Education, attentive to its context and the current challenges, can follow its path of innovation, seeking that its educational practice is effectively integral and integrative, according to the Jesuit educational tradition. The general objective was to understand how the humanistic aspect is manifested in the documents of the educational area of the Society of Jesus, as well as in the perception of teachers, students and graduates, in order to provide a reflection that enables the school to build a path that is coherent with these principles and at the same time in dialogue with the current educational context. In methodological terms, the work is identified as qualitative, having used questionnaires with teachers, students and graduates of Colégio São Francisco Xavier, in addition to documentary research as data collection instruments. From the development of this work, it is clear that the institution is on a promising path in carrying out its mission. An example of this is its commitment to implementing the guidelines of the PEC – Projeto Educativo Comum (RJE, 2016), which enabled a broad renewal of educational practices, curriculum and even the structural environments of the school. However, this study shows that there are relevant aspects to be carefully observed so that the school continues to advance in its learning proposal, such as promoting an increasingly participatory management, carrying out a serious and in-depth reflection on the school curriculum, and operationalizing it in an increasingly effective way, the articulation between the academic and pastoral dimensions in the Jesuit college. Finally, this research offers to the management team of Colégio São Francisco Xavier, as an intervention proposal, a set of recommendations that aim to contribute to the construction process of its politicalpedagogical project.; |
Palavras-chave |
Projeto político-pedagógico; Pedagogia inaciana; Currículo; Gestão participativa; Political-pedagogical project; Ignatian pedagogy; Curriculum; Participative management; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-12-10; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10876; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |